Ex-secretários, Altair Silva e Luiz Fernando Vampiro retornam à Alesc

Edição: Felipe Silveira
Foto: Bruno Collaço/Alesc
Informações: Alesc

Os deputados Altair Silva (PP) e Luiz Fernando Vampiro (MDB), que estavam licenciados de seus mandatos desde janeiro do ano passado, retornaram à Assembleia Legislativa nesta semana. Os dois ocupavam cargos no primeiro escalão do governo Carlos Moisés da Silva. Altair era secretário da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural e Vampiro estava à frente da Secretaria da Educação.

O retorno se deve ao fim do prazo de desincompatibilização estabelecido pela legislação eleitoral para aqueles que ocupam cargos públicos e querem disputar o pleito deste ano.

Na volta ao Parlamento catarinense, os dois fizeram balanços positivos de suas atuações no Executivo estadual. Altair destacou como uma de suas principais ações o enfrentamento à estiagem que atingiu o estado, em especial a região Oeste. Na Alesc, o deputado vai defender a aprovação de um orçamento próprio para a Secretaria da Agricultura. Segundo ele, a garantia desses recursos é necessária para que a pasta possa “empreender grandes programas, de longo prazo, para inovar cada vez mais o agro”. Para ele, é impossível gerir uma pasta que não tem orçamento próprio.

Já o deputado Vampiro colocou, entre suas principais realizações na SED, a valorização dos profissionais da educação, como a remuneração mínima de R$ 5 mil e a nova tabela de salários; os investimentos em infraestrutura, com a reestruturação do setor de engenharia da secretaria; e os investimentos em tecnologia, com a compra de notebooks para os professores e de laboratórios nas escolas. O parlamentar também destacou a implantação do novo ensino médio. “Tivemos avanços significativos, que foram sentidos pela comunidade escolar”, afirmou Vampiro.

Com o retorno dos dois deputados, Silvio Dreveck (PP), que ocupou o lugar de Altair Silva, e Dirce Heiderscheidt (MDB), que substituiu Vampiro, retornam à condição de suplentes.