PT de Joinville tem nove pré-candidatos à disposição para disputa ao Congresso e à Alesc

Texto: Felipe Silveira
Foto: PT Joinville

Reunido no último sábado (12), o diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Joinville iniciou o debate sobre suas pré-candidaturas e estratégia eleitoral. Ao todo, nove pré-candidaturas foram apresentadas, sendo quatro à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e outras cinco à Câmara dos Deputados.

A disposição dos militantes não significa que o partido terá os nove candidatos da região. Afinal, não é estratégico, para as eleições proporcionais, ter um número tão grande de concorrentes no mesmo local, já que isso dissiparia os votos e daria vantagem a um colega de partido de outra região. Por isso, os partidos costumam concentrar as forças e recursos em candidaturas mais competitivas. Assim, com os nomes à disposição, o PT dá início a um trabalho de seleção que será definido na convenção partidária, previstas para alguma data entre 20 de julho e 5 de agosto.

Marlon de Souza é um dos pré-candidatos da sigla – Foto: Divulgação

Alguns nomes postos à mesa são mais conhecidos, como a vereadora Ana Lúcia Martins e ex-deputado Francisco de Assis, que concorreu à prefeitura de Joinville em 2020. Na ocasião, conquistou 10.495 votos. Candidata a vice naquele pleito, a enfermeira e militante Antonia Grigol também se colocou na disputa ao parlamento estadual.

Outro nome colocado é de Marlon de Souza, que nos últimos anos tem se destacado como militante do partido, participando de atividades presenciais e online, sempre na defesa de Lula e de uma série de pautas discutidas na esquerda.

Reconstruir o país “a partir da defesa de um programa radical onde o povo tenha centralidade, de revogação do teto de gastos do orçamento público, contra a privatização das empresas estatais, pela restituição dos direitos trabalhistas subtraídos pela reforma trabalhista e pela cobrança de impostos de renda progressivo e pelo fim da independência do Banco Central” é o objetivo do militante.

No encontro, além das pré-candidaturas, os dirigentes e militantes do PT trataram sobre a atual conjuntura a partir de uma análise do secretário estadual de organização da sigla, Vitor Silveira. A federação partidária, a construção da frente democrática em Santa Catarina e as eleições do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Joinville e Região (Sinsej) também foram pautadas na reunião.

Pré-candidatos ao Congresso

Antonia Grigol
Irio Corrêa
Luciano Alves
Marlon de Souza
Zé Rodrigues

Pré-candidatos à Alesc

Ana Lucia Martins
Francisco de Assis
Rodolfo de Ramos
Vanessa da Rosa