Duplicação do Acesso Estadual Norte está com 70% das obras concluídas

Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Governo de SC

A duplicação do Acesso Estadual Norte, obra que liga as universidades Univille e Udesc à BR-101, passando pelo Distrito Industrial, está com 70% das obras concluídas. Assim, segundo o governo de SC, a previsão de entrega da obra que faz parte do Eixo de Desenvolvimento Norte é para o primeiro semestre deste ano.

O engenheiro da Secretaria de Estado da Infraestrutura Renato Rocha Cardoso explica que, no trecho de 5,7 quilômetros, compreendido entre as ruas Hans Dieter Schmidt e Edgar Meister, a implantação da ciclovia e das calçadas está na fase final. Além disso, no trecho entre as ruas Dona Francisca e Edgar Meister, os serviços de sinalização viária e pavimentação também estão prestes a serem concluídos. O restante dos trabalhos, previstos no projeto, já está pronto.

No entroncamento com a Rua Dona Francisca, a construção do elevado no acesso estadual também está em andamento. Estão sendo feitos os serviços de cravação das estacas, que é a fundação da estrutura, e obras complementares de drenagem (com o prolongamento de uma galeria tripla que passará por baixo da Rua Dona Francisca). A previsão de entrega desta obra é para dezembro.

“Nestes trechos são escoadas praticamente toda a produção industrial de Joinville, maior cidade do estado. Estamos dando condições a este grande corredor logístico, com estas e outras obras estruturantes que estão ocorrendo na região. Antigas reivindicações que agora o governo do estado consegue tirar do papel”, explicou o secretário estadual de infraestrutura e mobilidade, Thiago Vieira.

O Eixo de Desenvolvimento Norte é constituído por cinco obras cujos projetos foram financiados pela Associação Empresarial de Joinville (Acij). Além do Acesso Estadual Norte e do elevado, o governo também vai construir o Eixo K (que ligará a Rua Dona Francisca, nas proximidades do Perini Business Park, à Rodovia Hans Dieter Schmidt) e duplicar as ruas Edmundo Doubrawa e Almirante Jaceguay.