Prefeitura de Joinville oferece cursos gratuitos para produtores rurais neste mês

Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Prefeitura

A Prefeitura de Joinville, por meio da Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR) da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), oferece cursos gratuitos direcionados aos produtores rurais neste mês de março. Os cursos contam com a parceria do Sindicato Rural de Joinville e serão ministrados na sede da UDR (Rodovia SC 418, 271, Escola Agrícola, Pirabeiraba), das 8 às 17 horas, com uma hora de intervalo para o almoço. Para participar, é preciso ter idade mínima de 18 anos e ser produtor ou trabalhador rural.

Na segunda-feira (7), ocorre o curso de Proteção de Nascentes nas Propriedades Rurais, que ensina a identificar, cercar, limpar e controlar esse importante recurso hídrico. Outro curso agendando para o dia 7 e também para o dia 8 é o de Soldador (arco elétrico com eletrodo revestido). No conteúdo, estão conceitos básicos de eletricidade/soldagem/eletrodo revestido, operação de esmerilhadeira e posições/defeitos/preparação de peças de soldagem conforme norma ABNT.

Nos dias 10 e 11 (quinta e sexta-feira) é a vez do curso de Apicultura – Manejo de Colmeias. Os alunos aprenderão a importância das colmeias, identificação, materiais, acessórios, preparo, implantação, povoamento, condução e controle das abelhas.

O curso de Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural, com ensinamentos sobre responsabilidade, operação, impressão e relatórios da nota fiscal eletrônica do produtor rural será na próxima segunda-feira (14).

Segurança e Saúde no Trabalho com Agrotóxicos – NR31 é o curso dos dias 14, 15 e 16/3 (segunda, terça e quarta-feira). Serão abordados assuntos como características, proteção, equipamentos, primeiros socorros e destinação de embalagens vazias.

As aulas de Fruticultura – Controle Fitossanitário ocorrem nos dias 17 e 18 (quinta e sexta-feira). O curso traz informações sobre manejo do solo e adubação, manejo de doenças, poda verde e raleio.

Nos dias 21 e 22 (segunda e terça-feira) está marcado o curso de Administração Rural – Formas Associativas no Meio Rural, com ensinamentos como comportamentos, conceitos, valores, princípios, administração e dissolução das organizações associativas.

Irrigação e Fertirrigação Para Pastagens é o tema do curso que ocorre nos dias 28 e 29 (segunda e terça-feira). No conteúdo, estão conceitos, aspectos legais, vantagens, fertirrigação, manejo, métodos e sistemas de irrigação.

O último curso do mês é o de Conservação do Solo, onde os alunos podem conhecer sobre procedimentos, conservação, tipos, correção, análise do solo, nutrientes, adubação verde, plantas de cobertura de solo e seu manejo. As aulas ocorrem nos dias 29 e 30 (terça e quarta-feira).

As inscrições podem ser feitas diretamente na UDR, pelos telefones (47) 3424-1188 ou 3424-1177 ou pelo e-mail edvaldo.cunha@joinville.sc.gov.br.