Fernando Krelling é convidado para compor chapa de Jorginho Mello ao governo de SC

Texto: Felipe Silveira
Foto: Alesc

O senador Jorginho Mello, pré-candidato ao governo de Santa Catarina pelo Partido Liberal (PL), esteve em Joinville na quinta-feira (10) e convidou o deputado estadual Fernando Krelling (MDB) para ser o vice na sua chapa. A cena ocorreu no jantar de posse da Ajorpeme, na frente de assessores e convidados, e a sondagem foi confirmada pelo parlamentar joinvilense nesta sexta-feira (11).

Krelling não deu uma resposta definitiva ao senador, mas disse para O Mirante que aceitar não faz parte dos planos. “Fiz uma construção com vereadores e prefeitos para a reeleição”, contou o deputado eleito em 2018. Além de ser um candidato de Joinville, ele tem construído alianças em outras cidades do estado, especialmente na região norte.

O convite aconteceu no jantar de posse da Associação de Joinville e Região da Pequena, Micro e Média Empresa (Ajorpeme), em uma conversa informal, com diferentes testemunhas. Segundo relatos, o convite não era uma tentativa de aliança com o MDB, mas uma porta aberta para Krelling no PL.

A aproximação de Jorginho com o deputado pode ser vista como uma tentativa de ganhar terreno no norte, uma necessidade para o pré-candidato que tem boa abertura nas outras regiões, mas pouca entrada no norte.

Um dos políticos mais tradicionais do estado, Jorginho Mello nasceu em Ibicaré, no meio-oeste, e começou a carreira política em Herval d’Oeste. Foi deputado estadual e federal. Atualmente exerce o mandato de senador e articula a candidatura ao governo estadual, na qual quer ser o principal representante do bolsonarismo. Jorginho ganhou fama nacional na CPI da Covid como um dos principais defensores do presidente Jair Bolsonaro.

Fernando Krelling é joinvilense e tem uma trajetória junto ao esporte. Depois de dirigir a secretaria de esportes no governo Udo Döhler, foi eleito vereador em 2016. Em 2018, deixou a câmara e foi eleito à Assembleia Legislativa. Em 2020, disputou a prefeitura de Joinville e ficou em terceiro lugar, com 48.886 votos.