Joinville amplia vagas na rede municipal de ensino

Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Prefeitura

Em 2022, as 88 escolas municipais de Joinville atenderão 51.832 alunos no Ensino Fundamental. De acordo com dados da Secretaria de Educação, a capacidade de atendimento aumentou em 1.015 vagas em relação ao ano passado, após reformulações e abertura de novas turmas em algumas unidades. Nos Centros de Educação Infantil (CEIs), que somam 74 no município, também houve ampliação das vagas.

Uma das mudanças na rede foi a municipalização da antiga Escola de Educação Básica Léa Maria Aguiar Lepper, no bairro Saguaçu, que era gerida pelo governo do estado. A unidade, agora chamada de Escola Municipal Prof. Avelino Marcante – Extensão, atende alunos do 1º ao 9º ano e, com o processo de municipalização, passou de 339 para 603 alunos.

O atendimento da Educação Infantil também foi ampliado neste ano. Dois centros de educação infantil novos iniciaram as aulas nesta segunda-feira: o CEI Gustavo Zietz, em Pirabeiraba, e o CEI Débora Paloma, no bairro Bom Retiro, totalizando 335 novas vagas. O CEI Bem-me-Quer passou por reforma para expansão do prédio e, com isso, neste ano, mais 259 crianças puderam ser matriculadas na unidade, totalizando 480 vagas.

A Escola Municipal Wittich Freitag, no bairro Aventureiro, também recebeu adequações para que fossem abertas 100 vagas para 1º e 2º Período da Educação Infantil, atendendo desta forma uma demanda da comunidade para esta faixa etária. No total, a rede municipal atende 19.978 alunos em CEIs.

O convênio com Centros de Educação Infantil privados também foi expandido. Neste ano, são oferecidas 1.358 vagas para crianças de quatro meses a três anos de idade em CEIs da rede conveniada.