Santa Catarina empossa 938 novos servidores da educação

Edição: Felipe Silveira
Foto: Gabriel Duwe de Lima/SED
Informações: Governo de SC

O governo do estado empossou, na terça-feira (1), 938 novos servidores efetivos na educação. Entre os profissionais, que atuarão em toda Santa Catarina, tomaram posse 373 professores, 329 assistentes de educação, 17 novos administradores, 153 orientadores e 66 supervisores escolares.

Na solenidade, o secretário de educação, Luiz Fernando Vampiro, destacou os investimentos no setor, citando a valorização dos professores com o novo plano de carreira e a remuneração mínima de R$ 5 mil para educadores com 40 horas semanais. “Nós estamos acabando com aquela ideia de que professor é deixado de lado, que não recebe a remuneração adequada e não deve ser valorizado”, comentou.

Estiveram presentes no evento, representado todos os 938 servidores empossados, 186 profissionais da educação que atuarão na rede estadual de ensino em escolas da Grande Florianópolis. Ao mesmo tempo, cada uma das Coordenadorias Regionais de Educação realizaram atos de posse em todo o Estado.

Os novos servidores foram empossados após a sexta chamada do Concurso Público de Ingresso no Magistério Público Estadual de 2017, realizada pela SED no fim de novembro. Já a escolha de vagas foi feita totalmente online, no mês de dezembro, e a lista completa dos servidores pode ser acessada no Diário Oficial do Estado.

Total

Considerando os servidores empossados nesta terça, todos chamados ainda no ano de 2021, chega a 1.733 o número de novos profissionais efetivos empossados pela SED desde o início do ano passado. Até novembro, já atuavam na rede estadual de ensino mais 633 novos professores e 162 profissionais administrativos, entre eles Assistentes de Educação e Especialistas em Assuntos Educacionais.

Desde 2019, o total de servidores da educação empossados em Santa Catarina chega a 4.323, que correspondem a mais de 20% do total efetivo da secretaria atuando nas escolas da rede estadual de ensino.

Posse simbólica

No evento também foi realizada a solenidade de posse simbólica de mais 244 bibliotecários, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas. Admitidos em caráter temporário por meio do edital 3011/2021, todos os profissionais passarão a atuar na rede estadual já neste ano.