VISÃO PANORÂMICA — Cinco fatos da política em Joinville

Por Felipe Silveira

Se você está na internet, já deve ter visto que a nova onda é falar cinco curiosidades sobre si mesmo, sobre amigos ou sobre vários outros desdobramentos da brincadeira. Aqui no jornal O Mirante também a desdobramos, mas para falar sério. Todos os dias (salvo exceções), vamos destacar cinco fatos da política joinvilense e/ou catarinense. Os acontecimentos não são necessariamente do mesmo dia da publicação e a quantidade também pode variar conforme a necessidade.

Café dos pré-candidatos

Rodrigo Coelho e Odir Nunes

Colegas durante a 18ª legislatura, o deputado federal Rodrigo Coelho (Podemos) e o ex-vereador Odir Nunes (PSDB) se encontraram na semana passada para um café. Entre os assuntos, falaram das pré-candidaturas à Alesc e ao Congresso. Segundo o ex-vereador mais experiente de Joinville, que deixou de concorrer à câmara de Joinville em 2020, depois de vencer oito eleições, está tudo certo para uma nova disputa ao legislativo, desta vez ao estado.

Mas a foto, a princípio, é só o registro de um encontro entre amigos. A dobradinha do deputado federal deve ser com o ex-vereador e ainda tucano Rodrigo Fachini, que está de malas prontas para o Podemos. Deve ser o candidato do partido à Alesc na região norte.

Assim, se tudo isso se confirmar, Fachini e Odir devem travar nova disputa. Em 2020, os dois disputaram a indicação do PSDB para concorrer à prefeitura naquele ano. Fachini ganhou aquela queda de braço, mas acabou não concorrendo como titular. Foi o vice na chapa de Darci de Matos (PSD), apoiada por Rodrigo Coelho, derrotada por Adriano Silva no segundo turno.

Como é que é?

O secretário de infraestrutura urbana, Jorge Correia de Sá, afirmou, durante reunião da Comissão de Urbanismo da câmara, que a prefeitura está preocupada com o transporte coletivo e, depois de estudos prévios, chegou à conclusão de que a cidade não pode ter tantas linhas de ônibus, já que muitas são deficitárias. A informação é da divisão de jornalismo da câmara.

Correia de Sá afirmou que a Seinfra trabalha na elaboração de um termo de referência para contratar uma empresa de apoio que faça um estudo detalhado sobre as necessidades do transporte coletivo. Após o levantamento, disse o secretário, será feita a licitação. Questionado por Diego Machado (PSDB) sobre o prazo, ele disse que, “se possível, o edital será publicado ainda em 2022”.

Do insta para a urna

Com mais de 92 mil seguidores no Instagram, a militante feminista Carolline Sardá anunciou sua filiação ao PSOL. “Agora juntei forças com o PSOL Joinville para fazer o progressismo acontecer de verdade em Santa Catarina”, escreveu na postagem. Deve ser um dos nomes do partido em Joinville para a disputa ao legislativo. Nas últimas eleições, o principal nome da sigla foi a também feminista Jessica Michels. Em Jaraguá do Sul, o partido também filiou e deve apostar na militante trans Mariana Franco.

Antídio por toda Santa Catarina

Antídio Lunelli, prefeito de Jaraguá do Sul, é o candidato do MDB de Joinville ao governo catarinense, mas precisa convencer o restante do partido no estado para entrar de fato na disputa. Nesta semana ele esteve no sul, onde participou de uma atividade da sigla que lhe deu a moral de candidato, mas não muita, conforme o relato da jornalista Maga Stopassoli. O partido espera, já meio impaciente, uma definição do governador Carlos Moisés sobre a filiação.

Quinta e última

Ocorre nesta quinta-feira (27), às 19h30, a última audiência pública temática relativa à revisão do Plano Diretor de Joinville. Cultura, turismo, lazer e esportes serão os temas da vez. Assim, está chegando ao fim o período em que o público pode opinar sobre o projeto tão importante para a cidade. Depois dessa fase resta esperar as alterações sugeridas pelos vereadores para reiniciar as discussões sobre a proposta final.


Gostou desse formato? Apoie nosso projeto para que possamos fazer sempre mais e melhor. Você pode contribuir de maneira recorrente, pelo Apoia.se e pelo PicPay, ou nos enviar um pix pela seguinte chave: omirantejoinville@gmail.com.