Prefeitura apresenta planos da Secretaria de Educação aos vereadores

Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Prefeitura

Com a volta das férias de Adriano Silva e o fim do recesso parlamentar, prefeito e vereadores se reuniram na manhã desta segunda-feira (17), na prefeitura. O plano de volta às aulas na rede municipal de ensino foi apresentado aos parlamentares, que puderam apresentar questões que preocupam a comunidade, como o déficit de vagas na educação infantil.

“Foi uma ótima oportunidade para esclarecer o regramento envolvido na matrícula dos alunos da nossa rede de ensino. Considerando que os vereadores são muito demandados pela população, entendemos importante abordar este assunto”, afirmou o prefeito.

Durante o encontro, o secretário Diego Calegari tratou como um desafio a ampliação de vagas nos centros de educação infantil (CEI) públicos e também a compra de vagas em instituições de ensino sem fins lucrativos.

Outro tema tratado no encontro foi a utilização de recursos provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) também foi detalhado aos vereadores. Segundo a prefeitura, o fato de Joinville ter iniciado as aulas na data prevista no calendário escolar de 2021, com prosseguimento durante todo o ano letivo, fez com que o recurso fosse utilizado conforme o planejamento.

“Em 2021, recebemos cerca de R$ 400 milhões em recursos do Fundeb. Como tivemos o ano letivo efetivamente cumprido em Joinville, os nossos percentuais de investimento foram utilizados. Portanto, não há sobra deste recurso”, explicou o secretário.

O retorno às aulas dos cerca de 70 mil alunos da rede municipal de ensino de Joinville, englobando escolas municipais e CEIs, está previsto para o dia 7 de fevereiro.