Câmara retoma atividades com definição de comissões e audiências públicas

Texto: Felipe Silveira
Foto: Mauro Artur Schlieck/CVJ
Informações: CVJ

Ao tomar posse em 2021, a atual legislatura trabalhou pela redução do recesso parlamentar de fim de ano, aprovando a retomada dos trabalhos na segunda quinzena de janeiro. Assim, as atividades parlamentares oficiais de 2022 começam nesta segunda-feira (17), com sessão ordinária às 17 horas, no plenário da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ).

A primeira atividade da semana será a formação das comissões parlamentares. A vontade do atual presidente, Maurício Peixer (PL), é a manutenção da atual composição, o que gera uma situação confortável para o prefeito Adriano Silva. Como seus aliados têm maioria, os projetos do executivo são aprovados com relativa tranquilidade.

Segundo comunicado da CVJ, há uma tendência de acordo entre os vereadores pela manutenção das comissões, com mudanças pontuais se necessárias. Porém, a oposição pode brigar por melhores posições. Este é um jogo a ser decidido na hora.

Além da definição das comissões nesta segunda, a semana será repleta de atividades, incluindo duas audiências públicas relacionadas à revisão do Plano Diretor (PLC 61/2018), o projeto mais importante a tramitar na casa no momento. Com quatro anos de atraso, a revisão agora avança com rapidez no legislativo. No ano passado, em âmbito da Comissão de Urbanismo, foram realizados nove encontros para tratar do tema, sendo oito nos bairros e um na CVJ.

Às 19h30 horas de terça-feira (18) ocorre a primeira audiência pública da semana, na qual serão abordados os seguintes temas: promoção econômica e tecnológica; integração regional, gestão do planejamento participativo e habitação. O segundo encontro será na quinta-feira (20), com um único tema: segurança. Outras três audiências sobre o tema serão realizadas no mês de janeiro.

Além das audiências públicas, haverá reuniões das comissões. A de urbanismo se reúne na terça-feira (18), às 15 horas, no plenário. Na quarta-feira, duas comissões se encontram. A de saúde, às 14h30, na sala das comissões, e a de finanças, às 15h30, no plenário. As sessões ordinárias ocorrem normalmente, na segunda, na terça e na quarta-feira, sempre às 17 horas.