Cassiano Ucker anuncia compromisso com Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU

Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Assessoria de Cassiano Ucker

O vereador Cassiano Ucker (Cidadania) é o primeiro parlamentar de Joinville a aderir, como pessoa física, ao Movimento Nacional ODS Santa Catarina. O movimento social é constituído por voluntários e visa cumprir os compromissos da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Em 2015, a ONU criou a Agenda 2030, na qual estabeleceu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), divididos em 169 metas a serem superadas até o ano de 2030. Entre os objetivos estão a erradicação da pobreza, a igualdade de gênero, o desenvolvimento de cidades e comunidades sustentáveis e a ação contra a mudança global do clima, entre outros. A partir de então, a sociedade tem se organizado de diferentes formas para chegar lá.

“Ser signatário é assumir um compromisso com as metas da Agenda 2030 da ONU. Não deixar ninguém para trás é o lema da agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. E esse é meu lema também como vereador”, disse Cassiano. “Nossas ações, pelo gabinete, estão alinhadas com os ODS, por isso fiz a adesão a esse movimento, e convido os demais colegas vereadores a fazer o mesmo”, complementa.

O vereador mostra que o Brasil não apresentou progresso satisfatório em nenhuma das 169 metas dos 17 ODS. Das 169 metas, 54,4% estão em retrocesso, 16% estagnadas, 12,4% ameaçadas e 7,7% mostram progresso insuficiente. Áreas como saúde apresentaram retrocesso e o país terminou 2020 terminou com mais da metade da população do país (113 milhões de pessoas) em situação de insegurança alimentar.

Pensando em ajudar a divulgar os ODS, o vereador Cassiano Ucker convidou Luciana Homrich, coordenadora adjunta do Movimento ODS SC – Comitê Joinville, a fazer uso da palavra na Tribuna Livre, na sessão do dia 8 de dezembro, às 17 horas. Na ocasião, Luciana vai explicar aos demais vereadores e à comunidade, o que são os ODS e como é possível aderir ao movimento.

Atualmente, o Movimento ODS já conta com pouco mais de mil signatários, entre pessoas físicas e jurídicas, de 82 cidades de Santa Catarina, ligados a 14 comitês locais. Interessados podem saber mais pela página do movimento.