Prefeitura lança Rota das Flores como opção de turismo rural

Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Prefeitura

O colorido das flores, o verde da mata atlântica e o canto dos passarinhos são alguns dos atrativos da Rota das Flores, um passeio planejado pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) que envolve cinco propriedades rurais de Joinville: Parque dos Hemerocallis, Garden Schulz, Orquidário Reinheimer, Flora Neitzel e Suculentas Encantadas.

A primeira experiência foi realizada durante o Novembro das Flores, entre os dias 12 e 16, com o passeio organizado pela Secult. Joseli Souza participou da visita com o namorado e a filha. Eles aproveitaram para percorrer o local e conhecer as flores e plantas nativas. “Estou em Joinville há dois meses, vi essa oportunidade de visitar as propriedades oferecidas pela prefeitura e vim. Queria conhecer o que existe de turismo na cidade e estou gostando bastante”, contou Joseli.

Uma das paradas é a Flora Neitzel, na Estrada Quiriri, a cerca de 25 quilômetros do centro de Joinville. A propriedade é gerida por uma família empenhada em manter a tradição do campo e que atua há duas décadas no cultivo de flores. “Tentamos plantar verduras, orgânicos, mas foi no ramo das flores que nos encontramos e prosperamos. Trabalham aqui cerca de dez pessoas, meu marido, eu, os irmãos dele e suas esposas”, explicou Elaine Neitzel, uma das responsáveis pelo local.

O carro-chefe da produção é o gerânio. “Ainda assim, temos outras plantas e flores para oferecer. Sempre que um visitante chega, entregamos uma caixinha e o convidamos a percorrer as nossas estufas, escolhendo o que querem e separando”, explica. São três estufas, com cerca de 250 m² cada.

No ramo do turismo é que a Flora Neitzel pretende também atuar daqui para frente. “Recebemos esse convite da Secult para fazer parte da Rota das Flores e estamos contentes com a possibilidade. Vamos nos aprimorar para receber de forma cada vez melhor quem vier nos procurar”, enfatizou Elaine.

O local atende compradores avulsos, atua na exportação dos produtos e abre mais uma possibilidade, com a inclusão do turismo no escopo do empreendimento. Para receber grupos é preciso agendar a visita.

Depois da visita a Flora Neitzel, o grupo passou pelo Orquidário Reinheimer e Garden Schulz. De acordo com a coordenadora de Turismo da Secult, Rosangela Moser, a avaliação do passeio foi positiva. “Tivemos lotação máxima nos dois dias e lista de espera para realizar o passeio. Quem participou achou muito válida a iniciativa. Agora, nosso convite é aos joinvilenses para fazerem a Rota das Flores”, destacou.

O passeio pela Rota das Flores pode ser feito de forma autônoma ou marcado com agências de turismo da região. No site da prefeitura de Joinville há um guia com sugestões de roteiros para aproveitar as atrações de Joinville, tanto na área rural, quanto urbana e opções de gastronomia.

Rota das Flores

Parque dos Hemerocallis
Atendimento: Terça a sábado
Horário: 7h30 às 17 horas (de terça a sexta) e 9 às 17 horas (sábado)
Endereço: rua Tenente Antônio João, 4257, Bom Retiro
Ingresso: R$ 28
Contato: (47) 3473-0628 | 99773-0082
Rede social: @agricoladailha

Garden Schulz
Atendimento: segunda a sábado
Horário: 8 às 12 horas e 13h30 às 18 horas (de segunda a sexta) e 8 às 12 horas (sábado)
Endereço: rua Tenente Antônio João, 3450, Bom Retiro
Entrada gratuita
Contato: (47) 3473-1454
Rede social: @gardenschulz

Orquidário Reinheimer
Atendimento: segunda a domingo – mediante a agendamento
Horário: 8 às 12 horas e 13h30 às 18 horas
Endereço: Estrada Bonita, 3500, Rio Bonito
Entrada gratuita
Contato: (47) 3435-6989 | (45) 99835-2990
Rede social: @orquidarioreinheimer

Flora Neitzel
Atendimento: segunda a sexta-feira
Horário: 8 às 12 horas e 13h30 às 18 horas
Endereço: Estrada Quiriri, 1554, Pirabeiraba
Entrada gratuita
Contato: (47) 3428-0095| 99971-4845
Rede social: @flora_neitzel

Suculentas Encantadas
Atendimento: terça a domingo
Horário: 8h30 às 17 horas (de terça a sexta-feira) e 8h30 às 16 horas (sábados e domingos)
Endereço: Estrada Piraí, Poste 100, Vila Nova
Entrada gratuita
Contato: (47) 98851-0400
Rede social: @suculentasencantadas