Joinvilenses com menos de 60 anos podem tomar terceira dose da vacina a partir deste sábado

Edição: Felipe Silveira
Foto: Prefeitura
Informações: Prefeitura | Governo de SC

A partir deste sábado (20), a prefeitura de Joinville passa a fazer parte da Campanha Nacional Megavacinação contra a Covid-19, já considerando a ampliação do público previsto para receber a dose de reforço, conforme orientação do Ministério da Saúde e deliberação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do estado de Santa Catarina.

Estarão aptas para receber a dose de reforço todas as pessoas com mais de 18 anos que tiveram a segunda dose das vacinas Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer aplicadas há mais de cinco meses. Ou seja, para o dia 20 de novembro, estará liberada a dose de reforço para quem recebeu a segunda dose até 20 de junho. Com o passar dos dias, as datas de referência da segunda dose também vão avançando.

Conforme determinado pela CIB, a aplicação de segunda dose ou dose de reforço para quem recebeu a vacina da farmacêutica Janssen somente será realizada após definição conjunta do Ministério da Saúde a da Anvisa, não estando contemplada neste momento.

Também poderão ser vacinadas no final de semana as pessoas que estão com a aplicação da segunda dose agendada para o período, aquelas que estão com a segunda aplicação atrasada ou também quem tomou a vacina da Pfizer há mais de oito semanas e pode antecipar o recebimento da segunda dose.

Para receber a dose de reforço, não é necessário realizar agendamento. A quantidade de pessoas a serem atendidas por dia vai depender da capacidade de cada local. Na próxima semana, a estratégia de vacinação com a dose de reforço será ampliada para diversas Unidades Básicas de Saúde da Família em todas as regiões da cidade.

Adesão à estratégia

Na última quarta (17), em reunião realizada entre a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina e representantes das Secretarias Municipais de Saúde, ficou acertada a participação do estado na Campanha Nacional Megavacinação contra a Covid-19. Levantamento realizado pela Secretaria de Saúde mostra que 385.442 pessoas já estão aptas a tomar a dose de reforço. Este número salta para 533.431 no mês de dezembro.

O estado tem hoje mais de 660 mil pessoas que estão em atraso com a segunda dose, de acordo com levantamento da Dive da última quarta, 16. Deste total, 188.284 são de pessoas que tomaram a AstraZeneca, 139.978 de Coronavac e 332.341 de Pfizer. Como os municípios têm autonomia para definir as estratégias e as ações de vacinação, é importante que a população fique atenta às informações do município em que reside para saber os horários e locais de vacinação.

Locais de vacinação no sábado e no domingo

Central de Imunização do Centreventos Cau Hansen
Avenida José Vieira, 315
Horário: 7h30 às 18h30

Central de Imunização Tupy
Rua Albano Schmidt, 3605
Horário: 7h30 às 16h30