Vereador e deputado realizam visita noturna à Maternidade Darcy Vargas

Edição: Felipe Silveira
Foto: Mauro Artur Schlieck/CVJ
Informações: Assessoria de Neto Petters

Por volta das 22 horas de segunda-feira (8), o vereador Neto Petters (Novo) e o deputado estadual Bruno Souza (Novo) estiveram na Maternidade Darcy Vargas para uma ação conjunta de fiscalização. A visita durou mais de 1h30 e foi motivada por denúncias recebidas no gabinete do vereador.

Neto e Bruno foram guiados por uma servidora da maternidade, que foi esclarecendo as dúvidas dos legisladores e se comprometendo a realizar algumas melhorias, segundo a assessoria de Neto. Dentre os problemas percebidos, o que chamou atenção foi a ausência de oxímetros — aparelho utilizado para verificar sinais vitais dos pacientes. O que estava em uso também estava quebrado.

Seguindo ainda a praxe de suas fiscalizações nos PAs da cidade, Neto também questionou sobre a escala dos profissionais, que de acordo com a Lei Municipal 7.943/2015 é obrigatório a fixação na unidade, o que não estava sendo seguido. Na emergência apenas um médico estava trabalhando, quando era para ter dois, tendo a servidora justificado que existe a necessidade de contratação, uma vez que alguns profissionais se desligaram do sistema.

Foi observado, também, a necessidade de algumas reparações estruturais, mas o local está passando por reformas no momento. Foi conferido também a denúncia de falta de fechadura nos banheiros, o que também será cobrado. O resultado da fiscalização será uma indicação ao governo do estado, dando conhecimento das situações e solicitando melhorias, feito por meio do gabinete do deputado.