Prefeitura de Joinville emite carnês do IPTU com aumento de 10,25%

Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Prefeitura

A Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Joinville inicia, nos próximos dias, a distribuição de 260 mil carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2022. Corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado nos últimos doze meses, o imposto sofreu um aumento de 10,25%.

Uma novidade para este ano é que o contribuinte terá até o dia 10 de janeiro para quitar o imposto em parcela única, com 10% de desconto, e até 10 de fevereiro para receber 8% de desconto. Para quem optar por parcelar, o primeiro vencimento também é no dia 10 de janeiro de 2022. Nos anos anteriores, esse prazo terminava no dia 8.

Segundo o secretário da Fazenda de Joinville, Flávio Martins Alves, para este ano o valor lançado é de aproximadamente R$ 251 milhões, com expectativa de arrecadação perto dos R$ 200 milhões, considerando o desconto oferecido e o índice de inadimplência.

O pagamento pode ser feito nas instituições financeiras conveniadas: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Sicredi, Sicoob, Ailos e agências lotéricas.

Este ano, ao apontar a câmera de celular para o QRcode no verso do carnê, o contribuinte será direcionado para a página do IPTU no site da prefeitura de Joinville, podendo consultar diversas informações. A revisão do imposto poderá ser solicitada a partir do dia 4 de janeiro.