Amin aluga avião com cota parlamentar para viajar de Xanxerê a São José

Texto: Felipe Silveira
Foto: Jefferson Rudy/Senado

O site jornalístico Congresso em Foco destacou, na terça-feira (26), que o senador catarinense Espiridião Amin (PP) gastou R$ 16,5 mil de verba pública para viajar em avião particular de Xanxerê a São José. Embora permitida pelas regras do parlamento, a utilização do recurso chama a atenção por ser incomum em viagens dentro do estado, geralmente feitas por transporte terrestre, e pelo alto valor envolvido. A distância entre as cidades do oeste e do leste é de aproximadamente 500 quilômetros.

Procurado pela reportagem para esclarecer o motivo da locação do avião, Amin preferiu não se manifestar, mas fonte próxima ao senador, segundo o site, ele optou por alugar a aeronave para não perder um compromisso em Florianópolis depois de acompanhar o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, em um evento em Chapecó, cidade ao lado de Xanxerê.

Um dos políticos mais conhecidos do estado, o senador Espiridião Amin é pré-candidato a governador de SC, função que já exerceu nos anos 1980 e pela qual concorreu outras vezes. Para ter sucesso, espera que o presidente Jair Bolsonaro entre em seu partido, o Progressistas (PP), com o qual já tem avançadas conversas.