População pode participar de consulta pública do Plano de Arborização Urbana

Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Prefeitura

Até segunda-feira (1º), os cidadãos de Joinville podem participar da consulta pública online de elaboração do Plano Municipal de Arborização Urbana, por meio de formulário disponível no site da prefeitura. O objetivo do plano é definir ações de planejamento, implantação e gestão da arborização urbana de Joinville. A consulta pública é a oportunidade para a população ter a opinião adicionada ao documento.

O plano está sendo elaborado pela Comissão de Arborização Pública, formada por técnicos das Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), Secretaria e Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud), Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot). A comissão é composto por geógrafos, engenheiros agrônomos, técnicos florestais, biólogos, advogados, arquitetos e urbanistas, entre outros profissionais.

Entre os benefícios da arborização urbana estão: melhoria da qualidade do ar, do microclima, da biodiversidade, da saúde e bem-estar, além da proteção contra ventos e ruídos e da redução de gastos com energia.

O documento, com mais de 90 páginas, traz um diagnóstico da arborização urbana em Joinville: espécies encontradas, portes de árvores e problemas fitossanitários. Apresenta também os critérios para a escolha das espécies, a evolução do número de árvores nos anos de 2005 e 2016, as características das mudas para plantio, além de estratégias de conscientização ambiental.

“Esta é uma oportunidade da população participar da construção deste importante plano, que irá prever quais serão os próximos passos para implantar, recuperar e conduzir a arborização urbana na cidade de Joinville”, destacou Alexandre Grose, coordenador da Unidade de Gestão Ambiental da Sama.