Audiência da Câmara vai debater orçamento municipal para 2022

Edição: Felipe Silveira
Foto: Mauro Artur Schlieck/CVJ
Informações: Jornalismo da CVJ

A Câmara de Vereadores de Joinville realiza nesta quarta-feira (27) uma audiência pública para debater o Projeto de Lei Ordinária 229/2021, que trata da Lei Orçamentária Anual (LOA). A reunião será no plenário, a partir das 19h30, e será aberto ao público — respeitando a limitação de espaço e as regras sanitárias de combate à covid-19.

A LOA orienta o orçamento, fixando limites de despesas e estimando receitas. O orçamento previsto para o ano que vem é de R$ 3,72 bilhões, um acréscimo de 15% em relação ao que foi estimado para 2021, principalmente por conta da inflação do período.

Na semana passada, a Comissão de Finanças inquiriu o secretário de administração e planejamento, Ricardo Mafra, acerca do projeto. Desta vez, os cidadãos poderão apresentar sugestões ao orçamento municipal.

A CVJ tem até 16 de dezembro para devolver o projeto da LOA para sanção do prefeito Adriano Bornschein Silva (Novo). A proposta tramita por primeiro na Comissão de Finanças, Orçamento e Contas do Município, em um processo um pouco diferente da maioria das proposições. Uma vez aprovado em Finanças, o texto segue para Legislação e, se aprovado ali, vai a plenário.