Natal Cultural de Joinville terá atrações artísticas, iluminação especial, feira e concursos

Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Prefeitura

Foi divulgada nesta segunda-feira (25), a programação do Natal Cultural de Joinville, que será realizado pela prefeitura e pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). A população poderá acompanhar eventos, atrações culturais, pontos com iluminação natalina, estruturas nas praças, além de concursos e feiras.

“A proposta de um Natal diferenciado para Joinville traz não só momentos de lazer e do espírito natalino, mas de negócios em benefício da cidade. Queremos resgatar o orgulho do joinvilense, transformando o centro da cidade em um grande parque. Vai ser um mês e meio de atrações para todas as idades”, disse o prefeito Adriano Silva.

“Teremos foco nas apresentações culturais, muitas com apoio da Lei Aldir Blanc. Será uma programação de música, teatro, dança, circo e espetáculos. A partir do dia 22 de novembro, a cidade terá apresentações diárias, especialmente na praça Dario Salles”, contou o secretário de Cultura e Turismo (Secult), Guilherme Gassenferth.

Uma edição especial do Mexa-se, projeto da Secretaria de Esportes, vai ser realizada com o tema natalino, incentivando o passeio com bicicletas decoradas. A iluminação natalina será instalada em pontos do Centro, no Pórtico da XV de Novembro e no parque Porta do Mar, no bairro Espinheiros. Um trenó puxado por bicicletas, com elementos ligados à cidade, também vai circular.

Estruturas especiais nas praças

Quem passar pelo centro de Joinville nos próximos dias já vai começar a ver o início da montagem das estruturas. Na Praça Dario Salles, será montada a Vila do Papai Noel com a casa do bom velhinho, e um grande palco para apresentações artísticas. Na Praça da Bandeira, será montada a Vila dos Duendes. Haverá brinquedos para as crianças, como escorregador e trenzinho. Na Catedral São Francisco Xavier, um presépio gigante deve atrair os visitantes.

E para completar o “circuito de Natal”, na Praça Nereu Ramos um carrossel vai encantar quem passar pelo local. “Ele vai trazer a memória afetiva para as crianças, especialmente para as que não tiveram a oportunidade de andar num carrossel”, explicou Gassenferth.

Atrações culturais

Uma Serenata de Natal será realizada pela Casa da Cultura em dezembro, em frente ao Hospital São José, em homenagem aos profissionais da saúde. O Musical de Natal da Harmonia Lyra terá apresentações teatrais, orquestra, dança, coral e cantores solistas. Uma programação especial de atrações culturais artísticas vai ser realizada na Praça Dario Salles.

A Feira de Natal, no Ginásio Abel Schulz, deve contar com a presença de cerca de 250 feirantes, que se revezarão durante cinco semanas. Além de comidas típicas, o público também poderá adquirir os tradicionais artesanatos locais.

A CDL vai promover o Concurso de Vitrine Natalina. Serão quatro categorias, de acordo com o tamanho das vitrines. As inscrições são on-line e gratuitas e haverá premiação para os lojistas.

Outra novidade incentiva os moradores a decorarem suas casas. Este ano a programação traz o Concurso da Residência Mais Enfeitada e do Prédio Mais Enfeitado. “Queremos que a população se envolve e tenha um incentivo a mais para decorar suas casas. Nas próximas semanas, lançaremos o regulamento”, anunciou Gassenferth.

As atrações serão abertas ao público, sendo obrigatório seguir os protocolos sanitários em função da pandemia.