Alesc realiza nesta segunda, em Joinville, audiência pública sobre regiões metropolitanas no norte

Edição: Felipe Silveira
Foto: Mauro Artur Schlieck/CVJ
Informações: Alesc

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) realiza, nesta segunda-feira (25), uma audiência pública para tratar do projeto que cria três regiões metropolitanas na região norte do estado. O encontro, que faz parte do rito legislativo para este tipo de projeto, ocorre na Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), às 19 horas.

Protocolado no primeiro semestre, o projeto é da deputada Paulinha (sem partido), que atendeu ao pedido do vereador Lucas Souza (PDT), à época correlegionário. Assim que se elegeu, o pedetista começou a trabalhar pela criação da Região Metropolitana de Joinville (RMJ), presidindo uma comissão especial sobre o tema no parlamento joinvilense. Quando as associações municipais da região abraçaram o projeto, foram propostas mais duas regiões no pacote.

A Região Metropolitana de Joinville, se aprovada, será composta inicialmente por Joinville e Araquari, mas, como as outras duas, tem municípios vizinhos já considerados como área de abrangência. A Região Metropolitana de Jaraguá do Sul (RMJS) será inicialmente composta por Jaraguá do Sul Guaramirim e a Região Metropolitana do Planalto Norte (RMPN) será composta por Canoinhas e Três Barras. Veja as áreas de abrangência abaixo.

A realização da audiência pública foi aprovada no âmbito da Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano, na última terça-feira (19). No encontro, o deputado estadual João Amin (PP) lembrou que em 2010 a Alesc aprovou a criação de várias regiões metropolitanas que depois foram contestadas pela Justiça. O parlamentar também salientou que, com o resultado da audiência e a votação na comissão, em seguida há expectativa de que ainda este ano o PLC seguirá para votação em plenário.

Regiões Metropolitanas

Região Metropolitana de Joinville (RMJ)
Composta por Araquari e Joinville, com a seguinte área de expansão: Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Garuva, ltapoá, São Francisco do Sul, Rio Negrinho e São Bento do Sul.

Região Metropolitana de Jaraguá do Sul (RMJS)
Composta por Jaraguá do Sul e Guaramirim, com a seguinte área de expansão: Barra Velha, Corupá, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroeder.

Região Metropolitana do Planalto Norte (RMPN)
Composta por Canoinhas e Três Barras, com a seguinte área de expansão: Bela Vista do Toldo, Irineopólis, Itaiopólis, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Porto União e Mafra.