Campanha pelo voto consciente da Diocese de Joinville conquista prêmio nacional

Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Diocese de Joinville

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) revelou no dia 20 de outubro os vencedores da 53ª edição dos Prêmios de Comunicação ligados à igreja católica no país e a Diocese de Joinville conquistou o prêmio pela campanha de estímulo ao voto consciente. A série “Meu Voto Importa”, produzida pelos setores de comunicação da Diocese de Joinville e da CNBB Sul 4, venceu na categoria redes sociais do Prêmio Dom Luciano Mendes de Almeida.

Assinam a autoria e a produção da série os profissionais Carolina Oliveira, Eduardo Schmitz e Tatiana Sabatke, da Diocese de Joinville, e Franklin Machado, da CNBB Sul 4. Para os autores da série premiada, o reconhecimento concedido pela CNBB demonstra a importância de discutir o tema com a comunidade.

“Sabíamos que precisávamos produzir um material com linguagem acessível para todos os públicos e que despertasse o interesse das pessoas. Os vídeos em formato de animação, com personagens que fazem parte do cotidiano da Igreja, trazem reflexões importantes sobre a função dos poderes legislativo e executivo e a responsabilidade de cada cristão ao escolher o seu representante na hora de votar”, contou o jornalista Franklin Machado.

Segundo ele, foi grande o trabalho para preparar os roteiros, gravar, editar, criar e animar os personagens, mas valeu o esforço. “Com certeza, cumprimos o nosso papel como comunicadores”.

A série foi publicada no dia 1º de outubro de 2020. Foram quatro vídeos, divulgados semanalmente, que explicaram a importância de o eleitor estar ciente do seu papel fundamental nas eleições para a escolha dos representantes. O tema do primeiro vídeo foi “O que é política?” O segundo fez uma abordagem sobre o eleitor consciente e como ele poderia denunciar caso presenciasse alguma irregularidade. Na sequência, foi explicada a diferença entre as funções de vereador e prefeito. O último episódio mostrou como identificar uma notícia falsa.

Em todos os processos eleitorais, a igreja fornece subsídios para os cristãos católicos, normalmente em material impresso. Em 2020, devido à pandemia, o conteúdo foi produzido em formato de vídeo que foi disponibilizado nas redes sociais, site e também para as paróquias. O texto-base do documento foi escrito pelos bispos do Regional Sul 4 e o material em vídeo foi desenvolvido em parceria entre a equipe de comunicação da Diocese de Joinville e do Regional.