SC tem segunda melhor média do país no esclarecimento de homicídios

Edição: Felipe Silveira
Foto: Governo de SC

Informações: Governo de SC | Instituto Sou da Paz

De acordo com a quarta edição da pesquisa Onde Mora a Impunidade, realizada pelo Instituto Sou da Paz, Santa Catarina o segundo estado da federação que mais teve homicídios esclarecidos, com um percentual de 83%. O primeiro lugar é do Mato Grosso do Sul, que teve 89% dos homicídios esclarecidos.

O estado apresenta bons resultados nos últimos anos. O índice tem chegado perto dos 80% e em alguns municípios este índice chegou a atingir 100% de resolubilidade. Nas cidades maiores, como Joinville e Florianópolis, a Polícia Civil conta com a existência de Delegacias de Homicídio, ou seja, equipes especializadas neste tipo de investigação, além das Divisões de Investigação Criminal (DICs) pelo estado.

A pesquisa Onde Mora a Impunidade – Porque o Brasil precisa de um indicador nacional de esclarecimento de homicídios divulgou o resultado de 17 estados que foram capazes de informar com precisão os dados de 2020 para que o instituto fizesse o cálculo do índice de esclarecimento de homicídios, cuja taxa nacional foi de 44%.

O estado com a menor taxa de esclarecimento de homicídios foi o Paraná, com 12%, porém o dado representa um avanço em relação ao anterior, quando o estado enviou dados incompletos que impossibilitaram o cálculo e prejudicavam a transparência do dado. O Rio de Janeiro, que ficou em último no ranking em 2020, melhorou de 11% para 14% seu esclarecimento, seguido da Bahia, que subiu de 4% na segunda edição para 22%.

Entre os estados que não enviaram os dados solicitados pelo Instituto Sou da Paz estão Alagoas, Amazonas, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins. Entre aqueles que enviaram dados incompletos, o que inviabilizou o cálculo do percentual de homicídios nesses estados, estão Amapá, Goiás, Pará e Maranhão.