Joinville desiste de participar das principais competições de base de SC

Texto: Felipe Silveira
Foto: Fesporte

Informações: Prefeitura

A maior cidade de Santa Catarina não vai participar das principais competições esportivas de base do estado. Entre elas, os Joguinhos Abertos de Santa Catarina, a Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) e os Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc). O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (27) pelo secretário de esportes, André Mattos.

A justificativa, segundo o secretário, foi a falta de tempo para realizar licitações necessárias diante das mudanças nas competições anunciadas na quinta-feira (23) pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte). De acordo com o novo cronograma, há competições que começam a partir de 1º de outubro e se estendem até dezembro.

“A divulgação deste novo cronograma, tendo em vista o curto espaço de tempo até os jogos a o número de cidades com competição, inviabiliza a participação das equipes de Joinville nos Joguinhos, na Olesc e nos Parajasc. Não há tempo hábil para que possamos dar andamento aos processos licitatórios necessários para garantir o fornecimento de suporte básico, como as refeições dos atletas”, justificou Mattos.

Segundo a prefeitura, a indefinição das cidades-sede também foi um fator preponderante para inviabilizar a organização. Estes eventos incluem uma complexa logística, uma vez que possuem jogos realizados em Videira, Timbó, Blumenau, Caçador, Criciúma, Indaial e Concórdia.

“Nós buscamos uma solução junto à Controladoria-Geral do Município, Procuradoria-Geral do Município e Secretaria de Administração e Planejamento, mas o único caminho é a realização de processos licitatórios, para os quais não há tempo hábil, levando em conta o atraso na definição e divulgação dos cronogramas”, concluiu o secretário.

Jasc garantidos

A Secretaria de Esportes (Sesporte) confirmou a participação da cidade na 60ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), evento que será realizado de 20 a 28 de novembro, na cidade de São José. “Desde que foi anunciada a manutenção dos Jogos Abertos e a definição da nova cidade-sede, as equipes da Prefeitura de Joinville trabalham para viabilizar a participação dos nossos atletas na competição esportiva mais tradicional e importante de Santa Catarina”, disse André Mattos.

Em março, Jaraguá do Sul declinou de sediar a competição em função da pandemia de covid-19. No início de junho, São José foi confirmada como a nova cidade-sede. Para facilitar a logística das equipes da região, Joinville vai realizar a Etapa Regional dos Jasc, que está confirmada para o período entre 11 e 15 de novembro. Ao todo, cerca de 380 pessoas, entre atletas, técnicos e profissionais de apoio, estão mapeadas para representar Joinville nos Jasc.