Joinvilenses participam de protesto contra Bolsonaro em Florianópolis

Uma caravana com aproximadamente cem pessoas sairá da região norte neste domingo (12) para participar de um protesto contra Jair Bolsonaro em Florianópolis. Manifestações ocorrem em todo o país e são organizadas pelos movimentos Vem pra Rua (VPR), Movimento Brasil Livre (MBL), Livres, Acredito, UJL e Lola, todos de orientação ideológica à direita. O encontro ocorre na praça 15 de Novembro, a partir das 14 horas.

De acordo com os organizadores, a principal motivação para a união dos brasileiros descontentes é a última manifestação bolsonarista, na qual os poderes da república foram ameaçados com clara intenção golpista. “Estaremos juntos, vestidos de branco, usando máscara, em prol da democracia”, comentou Adriana Dornelles, integrante do Vem pra Rua de Mafra.

Segundo Jean Sérgio Vieira, do MBL de Joinville, a manifestação de domingo deve ser a primeira de muitas outras. “A única pauta será o Fora Bolsonaro. Porque chega de autoritarismo, incompetência e falta de empatia com o povo brasileiro”, disse Vieira.

Segundo Roberto Freitas, líder do Vem pra Rua na região norte, não foi cogitado fazer a manifestação em Joinville porque se trata do primeiro ato público desses grupos na pandemia, de modo que acharam melhor se concentrar na capital e sentir o clima. As próximas manifestações podem ocorrer em Joinville. Para ele, centenas de pessoas são esperadas para comparecerem no encontro em Florianópolis. “Será um evento com o propósito de defender a democracia. Contra o atual estágio de autoritarismo representado pelo governo Bolsonaro”.

Texto: Felipe Silveira
Foto: MBL
Informações: MBL e VPR