Com 500 casos de covid-19 na quinta-feira e lotação de leitos, prefeitura reativa gabinete de crise

Maior cidade da única região que não consegue sair do estado gravíssimo em relação à pandemia de coronavírus, Joinville tem registrado um acentuado aumento de casos de covid-19 nas últimas semanas. Na quinta-feira (26), a prefeitura confirmou 500 novos casos da doença, chegando a 1.933 casos ativos no momento. Além disso, diferentemente das maiores cidades de SC, Joinville registra mortes quase todos os dias. Já são 1.731 óbitos desde o início da pandemia na cidade.

Os péssimos números no enfrentamento à pandemia são resultado de uma gestão que pouco enfrenta a pandemia. Praticamente não há campanhas públicos de estímulo à prevenção e à vacinação contra a doença. O prefeito Adriano Silva é frequentemente visto em aglomerações que ele mesmo divulga em redes sociais. Nas postagens, quase não fala sobre a pandemia.

Nesta quinta-feira (26), no entanto, diante da alta de casos, Adriano Silva anunciou a reativação do gabinete de crise. O grupo é responsável pelo acompanhamento diário da evolução dos casos e pela definição de estratégias para o gerenciamento da pandemia. “Com o aumento no número de casos, estamos reativando a estratégia que implantamos em fevereiro, quando teve início uma fase crítica. Nosso objetivo é focar os esforços para recuar no número de novos casos e, consequentemente, na ocupação hospitalar”, disse o prefeito.

Juntamente com o gabinete de crise, o prefeito reativou os comitês estratégicos, com a participação de representantes do poder público, de entidades e da sociedade, para acompanhar a evolução da pandemia em cada segmento. Os comitês estratégicos são o Comitê de Gestão Hospitalar, o Comitê de Ação e Fiscalização, o Comitê de Gestão Econômica, o Comitê de Assistência Social e o Comitê Integrado de Operações. Nesta sexta-feira (27), serão realizadas reuniões de dois comitês estratégicos para a análise de informações e a proposição de estratégias.

Texto: Felipe Silveira
Foto e informações: Prefeitura