Instituto Pró-Memória Suíça retoma ações de internacionalização

Nesta terça-feira (13), às 18h30, o Instituto Pró-Memória Suíça realiza um encontro para apresentar o plano de retomada das atividades da entidade, com foco na ampliação de ações de interesse bilateral entre Joinville/Brasil e a Suíça, especialmente nos segmentos econômicos, cultural e educacional.

A reunião ocorre na Sociedade Harmonia Lyra e também tem o objetivo de buscar novos parceiros que tenham interesse em colaborar de forma voluntária, ajudando o instituto a fomentar as ações de internacionalização propostas pela entidade.

Uma das iniciativas já planejadas contempla a área educacional e prevê o intercâmbio dos idiomas português/alemão, com a participação de professores da Rede Municipal de Ensino de Joinville e professores suíços.

O Instituto Pró-Memória Suíça foi criado para servir de suporte ao Programa Cidades-Irmãs entre Joinville e Schaffhausen, na Suíça. O convênio tem como proposta a cooperação para promover projetos de interesse mútuo e fortalecer o vínculo de amizade entre as cidades, tendo como prioridades as áreas de Cultura, Educação e Documentos, Esporte, Economia e Meio Ambiente.

Desde a sua implantação, o Programa Cidades-Irmãs resultou em diversas ações para Joinville e Schaffhausen, principalmente na área cultural e artística. Entre elas, destacam-se intercâmbios musicais e de artes plásticas; apresentação da Escola do Teatro Bolshoi na cidade suíça; participação da Companhia Suíça de Dança Cinevox, no 32º Festival de Dança de Joinville, em 2014; a produção do filme “Suíços Brasileiros – Uma história esquecida”.

A reunião do Instituto Pró-Memória Suíça tem apoio da Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud). O evento é gratuito e aberto ao público. Os interessados em participar podem confirmar presença pelo e-mail sepud.uds@joinville.sc.gov.br.


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Prefeitura