Secretária de assuntos internacionais de SC busca parcerias com Japão

A secretária executiva de Assuntos Internacionais (SAI), Daniella Abreu, se reuniu na quarta-feira (16) com o cônsul geral do Japão em Curitiba, Takagi Masahiro. Na pauta, questões sobre a internacionalização de Santa Catarina e as possíveis parcerias com o Japão, a exemplo de cooperação técnica sobre a economia do mar, apontando a grande vocação e possibilidades de crescimento do setor pesqueiro no Estado.

Na ocasião, o cônsul solicitou à secretária que entrasse em contato com a Japan External Trade Recovery Organization (Jetro), uma organização vinculada ao governo japonês que tem como objetivo apoiar e promover o comércio bilateral entre o Japão e os demais países.

“Os escritórios da Jetro no exterior contribuem no desenvolvimento e fortalecimento das relações comerciais e econômicas entre empresas locais e japonesas e poderão auxiliar Santa Catarina a estreitar as comunicações com o Japão bem como com futuros parceiros, como empresas e entidades nipônicas”, destacou Daniella Abreu.

Durante a reunião, Masahiro Takagi apresentou ainda um conjunto de possibilidades de financiamento a ser realizado com órgãos públicos e privados e organizados por meio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

Ao ser convidado para visitar Santa Catarina juntamente com o embaixador do Japão em Brasília, Akira Yamada, o cônsul indicou de forma positiva sobre essa possibilidade tão logo a situação do coronavírus permita. De pronto, o cônsul retribuiu o convite e disse que seriam proveitosas missões de Santa Catarina para o Japão para conhecerem suas tecnologias atuais.

Na conversa, Takagi rememorou com carinho de visita feita à região de São Joaquim, ocasião em que conheceu as colônias japonesas que trabalham na produção de maçã e kiwi. Por fim, afirmou que ficou satisfeito com a promoção que a SAI fez da empresa Nidec, de origem japonesa, através de um vídeo divulgado nas redes sociais da Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais, uma das ações do InvestSC – programa de atração de investimentos e incentivos a novos negócios para Santa Catarina.


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: SAI