Projeto que cria Comissão Metropolitana de Joinville avança na Alesc

Com parecer favorável do deputado Coronel Mocelin (PSL), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina aprovou a admissibilidade do PLC 1/2021, de autoria da deputada Paulinha (de saída do PDT), que cria três regiões metropolitanas na região norte do estado. A reunião da comissão que analisa a legalidade dos projetos de lei ocorreu na manhã de terça-feira (8).

Deputada Paulinha e vereador Lucas Souza, que tem liderado o projeto pela criação da RMJ

O texto, que inicialmente previa a criação da Região Metropolitana de Joinville (RMJ), recebeu uma emenda da própria autora determinando a criação também de modelos semelhantes para Jaraguá do Sul e do Planalto Norte (com sede em Canoinhas).

A princípio, as três regiões serão formadas pelas cidades de Araquari e Joinville; Jaraguá do Sul e Guaramirim; e Canoinhas e Três Barras. No entanto, há a previsão para a inclusão de outros municípios vizinhos a cada uma delas. A de Joinville, por exemplo, ainda contaria com Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Garuva, Itapoá e São Francisco do Sul.

Vereador em Joinville, Lucas Souza (PDT) tem articulado a criação da RMJ. Ele presidiu uma comissão especial na câmara de Joinville para discutir o tema durante o primeiro semestre. Com a adesão de associações de municípios da região norte, o projeto foi alterado para criar três regiões.

“Primeiro passo dado, fruto do diálogo e do trabalho de todos que contribuíram com este causa! Seguimos em frente, por Joinville e região”, comentou o parlamentar joinvilense sobre a proposta no legislativo estadual.

Depois da CCJ, o texto será analisado na Comissão de Finanças da Alesc.


Edição: Felipe Silveira
Foto: Daniel Conzi/Alesc
Informações: Alesc