Joinville abre inscrições para eleição de membros do Conselho Municipal de Saúde

Estão abertas, até as 12 horas do dia 31 de maio, as inscrições gratuitas para os representantes interessados em compor o Conselho Municipal da Saúde de Joinville (CMS) no biênio 2021-2023. Interessados devem apresentar os documentos exigidos na secretaria executiva do conselho (rua Dr. João Colin, 2.719, Santo Antônio), de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas.

Podem se inscrever representantes dos segmentos Profissionais de Saúde, Governo, Prestadores de Serviços e Usuários pertencentes a entidades, instituições públicas ou privadas, movimentos populares e sociais devidamente constituídos, e com atuação no município de Joinville.

No dia 19 de junho, das 10 às 16 horas, ocorre a eleição. A votação será realizada no auditório da Secretaria da Saúde de Joinville, de forma presencial, mediante agendamento. A informação sobre o horário de votação de cada instituição será enviada ao seu representante titular, por e-mail, até o dia 14 de junho. A abertura dos envelopes e leitura dos votos será feita pela Comissão de Eleição, após o período de votação, a partir das 18h30, com transmissão pela internet.

De acordo com o regimento do Conselho Municipal de Saúde, a nominata será composta por 40 vagas, sendo 20 destinadas para o segmento Usuário; 10 para Profissional de Saúde; e cinco para Governo e Prestadores de Serviço. A posse será durante a assembleia do CMS marcada para o dia 28 de junho.

O Conselho Municipal de Saúde de Joinville é uma instância colegiada, deliberativa e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS), integrante da estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Saúde. Entre as atribuições estão formular estratégias para controlar a execução da política municipal de saúde, definir as diretrizes a serem observadas na elaboração do Plano Municipal de Saúde, fiscalizar a movimentação de recursos financeiros do SUS no âmbito municipal, estimular a participação da comunidade através da sociedade civil organizada, entre outros.


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Prefeitura