Prefeitura de Joinville lança programa para ouvir comunidade escolar

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Educação, lança nesta semana um programa com o objetivo de envolver toda a comunidade escolar da cidade. O Joinville pela Educação vai ouvir alunos, famílias, professores e gestores para construir o planejamento da rede municipal para os próximos anos. As informações também vão contribuir para melhorar as ações previstas para este ano.

A escuta ativa será lançada durante o evento de formação de gestores da Secretaria de Educação, que ocorre nesta quarta-feira (5), no Teatro Juarez Machado, a partir das 7h30. O projeto inclui entrevistas presenciais e via internet, além de dinâmicas. O resultado será um diagnóstico da rede, além de ideias e sugestões que serão incluídas no planejamento dos próximos anos.

“Para poder planejar, precisamos ouvir quem está na unidade escolar. Não podemos pensar a educação de Joinville apenas a partir da secretaria, precisamos trabalhar em rede. Com essa campanha, nosso objetivo é levantar percepções, necessidades e sugestões de melhoria, bem como identificar boas práticas que possam ser difundidas e replicadas”, explicou Diego Calegari, secretário de educação.

Com professores e gestores, o foco é abordar temas como boas práticas de ensino e aprendizagem, além de propostas de melhorias. Os principais pontos a serem trabalhados com as famílias são o índice de satisfação da escola e o acompanhamento dos filhos. Com os alunos serão trabalhadas atividades sobre a satisfação com a escola, seus sonhos para o futuro e motivos de orgulho da unidade.

O projeto começou a ser estruturado no primeiro trimestre e conta, ainda, com outras duas etapas: a primeira será com entrevistas presenciais, questionários online e atividades em sala de aula, que acontecem até maio; e a segunda contará com sistematização e elaboração do plano e ação. A divulgação e aplicação das ações nas unidades escolares ocorre em tempo na real, na medida em que as informações são recolhidas.

As unidades escolares vão repassar para as famílias e professores os convites para que participem os questionários e entrevistas. As temáticas sugeridas também serão trabalhadas com os alunos em sala de aula.


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Prefeitura