Com mais de 5 mil focos, Joinville amplia testes de diagnóstico da dengue

Tomada pela dengue, com 839 casos confirmados e 5 mil focos de Aedes aegypti mapeados neste ano, Joinville amplia testagem para o diagnóstico mais rápido da doença. O número de testes dispostos semanalmente dobrou, passando de 300 para 600. Também foram ampliadas as unidades para a realização dos exames.

Receba notícias pelo Whatsapp

Além do Centro de Vigilância em Saúde (rua Abdon Batista, 172 – Centro), outras seis Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) também passaram a coletar o exame. No período da manhã, o exame é coletado na UBSF Jardim Paraíso I e II, UBSF Comasa e UBSF Bucarein. Já no período da tarde, a coleta é realizada na UBSF Floresta, UBSF Vila Nova 1 e na UBSF Edla Jordan. Veja os endereços no final do texto.

É importante destacar que a coleta do exame para o diagnóstico da dengue é realizada apenas com recomendação médica e agendamento para pacientes sintomáticos.

A dengue já havia sido um grave problema de saúde para a cidade no ano passado, mas ficou ainda mais grave em 2021, com o aumento de cerca de 270% de casos. A zona leste é a que apresenta maior concentração de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre amarela e da febre chikungunya.

Ação de limpeza

Nesta quarta-feira (21), feriado nacional de Tiradentes, a Prefeitura de Joinville realiza uma ação coordenada de combate à dengue no bairro Saguaçu. A atividade contará com a participação de profissionais da Secretaria da Saúde, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e da Subprefeitura, além do apoio do 62º Batalhão de Infantaria.

Serão realizadas ações de combate à dengue, como visitas domiciliares para orientações e vistorias, coletas para diagnóstico da dengue, aplicação de adulticida e tratamento da água das bocas de lobo. Além disso, terá continuidade o trabalho de implementação de estações disseminadoras de larvicidas em pontos estratégicos que apresentam focos de mosquito e casos de dengue.

Endereços

UBSF Jardim Paraíso I e II
Avenida Júpiter, s/n – Jardim Paraiso

UBSF Comasa
Rua Ponte Serrada, 34 – Comasa

UBSF Bucarein
Rua Inácio Bastos, 555 – Bucarein

UBSF Floresta
Rua República do Peru, s/n – Floresta

UBSF Vila Nova 1
Rua Arthur Hille, 241 – Vila Nova

UBSF Edla Jordan
Avenida Paulo Schroeder, 2605 – Petrópolis


Edição: Felipe Silveira (siga no Twitter)
Foto e informações: Prefeitura