Joinville integra programa educacional ligado à Fundação Lemann

Por meio da Secretaria Municipal de Educação, Joinville passou a fazer parte do programa de qualificação da gestão educacional Formar, ligado à Fundação Lemman, financiada pelo bilionário brasileiro Jorge Paulo Lemman. O programa é focado no aperfeiçoamento de redes públicas de ensino no Brasil por meio da troca de experiências com profissionais renomados da área.

Receba notícias pelo Whatsapp

No primeiro encontro da parceria, ocorrido na manhã desta terça-feira (13), consultores do projeto e gestores da Rede Municipal de Joinville participaram de uma reunião para alinhar os próximos passos do projeto. Entre eles, está o diagnóstico da gestão pedagógica e administrativa da rede de Joinville.

A próxima etapa é o apoio na definição ou na revisão de objetivos estratégicos, com o fortalecimento do que já foi construído na cidade. Também são trazidas experiências de fora, levando em conta o acervo de projetos de sucesso que o Formar ajudou a criar em todas as regiões Brasil.

“A parceria com o Formar contribui para o aprimoramento das nossas políticas educacionais em áreas essenciais, como formação de professores, avaliação, currículo e acompanhamento pedagógico. A troca de experiências e conhecimento vai contribuir para que a educação de Joinville atinja patamares ainda mais altos de qualidade”, disse Diego Calegari, secretário de educação de Joinville.

Os dados da Rede Municipal de Ensino de Joinville foram primordiais para que a cidade fosse escolhida para o programa, segundo a consultora Marléa Ramos Alves.

“Quando vemos os dados de Joinville, eles encantam quem trabalha com políticas educacionais. O sonho de qualquer consultor é estar com Joinville”, comentou.

Programa Formar

O Formar, projeto do Instituto Gesto, é apoiado pela Fundação Lemann e trabalha ao lado de 27 redes públicas, englobando 3,5 mil profissionais de educação e 1,1 milhão de alunos. Segundo Breno Rodrigues, consultor do programa, o modelo de atuação é feito sob medida, de acordo com a realidade de cada cidade. O consultor explica que o Formar faz o acompanhamento constante de todas as estratégias implementadas nas redes.

“Tudo o que fazemos parte da premissa da co-construção. Não trazemos nada completamente pronto, os municípios trabalham ao nosso lado em todas as ações. Nosso objetivo é garantir às crianças o direito de uma educação de qualidade, uma escola onde cada jovem aprende a transformar os seus sonhos em realidade”, explicou Rodrigues.


Edição: Felipe Silveira (siga no Twitter)
Foto: Prefeitura/Arquivo
Informações: Prefeitura