Prefeitura de Joinville inicia recuperação da Via Gastronômica

Nesta semana, a Prefeitura de Joinville vai iniciar as obras de recuperação da Via Gastronômica. O projeto para restabelecer a trafegabilidade das ruas estava pronto e aguardava a decisão judicial, que foi proferida na última sexta-feira (9) pela 2ª Vara Federal de Joinville.

A obra vai recuperar os trechos das ruas Visconde de Taunay e Engenheiro Niemeyer que sofreram intervenção no projeto de macrodrenagem do Rio Mathias e que não foram concluídas em função da interrupção dos trabalhos. A previsão de conclusão da recuperação é de 15 dias, podendo ser ajustada em função das condições climáticas.

“A recuperação da Via Gastronômica foi a solução que encontramos para que a população possa voltar a trafegar com segurança na área e também atender à demanda dos moradores e comerciantes da região”, disse o prefeito Adriano Silva.

A área vai receber microdrenagem e colocação de capa asfáltica para devolver condições adequadas de circulação nas vias. A obra será realizada pela Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e pela subprefeitura da região, além de contar com o apoio logístico da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot).

“Nosso objetivo é restabelecer a mobilidade da área, proporcionando as melhores condições possíveis para o fluxo da região e preservando a área para eventuais perícias que se façam necessárias no futuro”, explicou o engenheiro Jorge Luiz Correia de Sá, secretário da Seinfra.

A recuperação da via é uma demanda existente desde o mês de julho do ano passado, quando a Prefeitura rescindiu o contrato com a construtora responsável pela execução da obra de macrodrenagem do rio Mathias. Este ano, a Prefeitura apresentou à Justiça o requerimento para intervir nas ruas e devolver as condições de mobilidade.

Rua Jerônimo Coelho

A próxima etapa, cujo projeto está em fase de finalização, é a microdrenagem da rua Jerônimo Coelho e a recuperação da via, com a colocação de pavers. A ligação da galeria existente no cruzamento com a avenida Beira Rio (Av. Dr. Paulo Medeiros), também será realizada.


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Prefeitura