Justiça cassa mandato de Sidney Sabel e Nado deve assumir vaga na CVJ

Ednaldo José Marcos (Pros), o Nado, deve assumir a vaga de Sidney Sabel (DEM) na Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ). Isso porque o juiz eleitoral Roberto Lepper determinou a cassação do mandato do vereador democrata porque, de acordo com a decisão, o DEM venceu a eleição com candidaturas laranjas.

A ação foi movida por Nado, que em sua quarta tentativa de chegar à Câmara e 2.287 votos, ficou no primeiro lugar da fila de espera. Tão perto do legislativo, ele e sua equipe jurídica decidiram procurar indícios de irregularidades em outras candidaturas. Se uma delas caísse, ele assumiria a titularidade. E foi exatamente o que aconteceu.

O juiz ouviu as duas acusadas pela candidaturas laranjas e confirmou que elas participaram com candidaturas fictícias, sem esforço para receber votos, em ação orquestrada da liderança do partido.

A candidatura do DEM não foi a única denunciada, mas foi a primeira a ser julgada. “O Democratas vai estudar o processo e entrará com as medidas cabíveis”, disse o vereador Sidney Sabel, que deve deixar o cargo.

Nado comemorou a decisão judicial e revelou que ouvir a notícia, dada pelo advogado, foi um momento de grande emoção. O provável novo vereador aguarda os próximos passos do jurídico para assumir a vaga na CVJ.


Texto: Felipe Silveira
Foto: Divulgação