Kelvin Soares, de Joinville, assume presidência da Fesporte

Kelvin Soares é uma das figuras mais conhecidas do esporte joinvilense, principalmente por seu envolvimento com o basquete local, mas também pela atuação na secretária municipal de esportes. Agora ele levará a experiência para a gestão do esporte de Santa Catarina, assumindo a presidência da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte). A posse ocorreu na noite de segunda-feira (15), em evento com o governador Carlos Moisés, em Florianópolis.

Receba notícias pelo Whatsapp

Atualizar a legislação esportiva no estado, potencializando o desenvolvimento de novos talentos esportivos e trazer o atleta como grande protagonista são os principais focos do novo presidente. “Assumo esse novo desafio com a possibilidade de incluir, de melhorar a saúde da população e ainda valorizar mais o esporte e o atleta catarinense. No esporte não temos projetos próprios, o espírito de equipe prevalece”, destacou Kelvin.

Dentre as ações voltadas para a comunidade está o uso da atividade física por meio de programas de prevenção e cuidados com a saúde, tornando a população catarinense mais ativa e mais saudável.  “A intenção é ampliar para todo o estado programas de sucesso em regiões específicas, como é o caso do projeto Mexa-se, executado em Joinville, e que incentiva a manutenção da saúde de adultos, oferecendo atividades físicas em parcerias com instituições de ensino”, ressalta.

Além das questões legais, o esporte escolar de base também está entre as prioridades do novo presidente. O Projeto de Iniciação Desportiva (PID) irá fomentar o esporte nas diversas regiões do estado. “Ao incentivar o esporte escolar de base, damos às crianças uma ferramenta poderosa de socialização e aprendizado pra vida”, disse.

Nascido no Rio Grande do Sul e campeão brasileiro de basquete e atletismo juvenil, Kelvin Soares chegou a Santa Catarina em 1987. Formado em Educação Física e mestre em Ciências do Comportamento Humano, pela Udesc, Kelvin sempre atuou como professor em instituições públicas e privadas, com destaque para o incentivo e formação de atletas de basquete.

Outras nomeações

No evento de posse de Kelvin também foram empossados dois secretários adjuntos e o novo presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).

O novo presidente da Cidasc, Antônio Plínio de Castro Silva, foi prefeito de São José do Cedro por dois mandatos. Já ocupou o cargo de secretário de estado dos Negócios do Oeste de Santa Catarina, de 2001 a 2002. Em 2009 e 2012, assumiu como suplente de deputado estadual.

“A responsabilidade é enorme, a começar pelo tamanho do desafio que é cuidar da preservação de toda certificação de cerca de 30% do PIB de Santa Catarina. Toda essa grande cadeia produtiva começa pela Cidasc, na proteção da sanidade animal e vegetal. A Cidasc é uma companhia reconhecida nacional e internacionalmente. Vamos manter o trabalho que, historicamente, é bem desempenhado”, destacou.

Empossado como secretário adjunto da Secretária de Desenvolvimento Social (SDS), Daniel Netto Cândido foi o prefeito mais jovem e mais votado de São João Batista, na Grande Florianópolis. É bacharel em Direito pela Univali e também possui formação na Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (Esmesc). À frente do novo desafio, Cândido afirma que vai trabalhar para que todas as ações de Desenvolvimento Social estejam mais próximas da sociedade.

“Venho com muita força e determinação trabalhar para melhorar a vida das pessoas. Com a pandemia, milhares de catarinense tiveram a sua situação econômica afetada e precisam de assistência. Tenho certeza que vamos poder levar a secretaria e todas as suas atribuições aos catarinenses”, afirmou.

Alexandre Fagundes é novo adjunto da saúde. Graduado em Farmácia Bioquímica pela UFSM, tem especializações em Citologia Clínica, Analista Clínico e Direito Sanitário. Nos últimos dois anos, esteve à frente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems/SC) como presidente. Ocupou o cargo de secretário municipal de saúde em Cunha Porã nos períodos de 2013/2016 e 2017/2020. As ações de enfrentamento à pandemia serão o foco inicial do trabalho.

“É uma grande responsabilidade o desafio que assumo no dia de hoje e, por isso, quero assegurar todo o meu comprometimento. 2020 já foi um ano difícil para a sociedade catarinense e a população ainda precisa ser assistida pelo estado. A luta contra o coronavírus continua e vamos garantir o bom trabalho que o estado já desempenha, por meio da Secretaria da Saúde”, disse.

Nomeados na segunda-feira – Foto de Peterson Paul/Governo de SC

Edição: Felipe Silveira
Foto no topo: Antonio Prado/Fesporte
Informações: Governo de SC