Edital para construção de elevado será publicado em fevereiro

O edital para construção do elevado da duplicação das rodovias Hans Dieter Schmidt e Edgar Meister será publicado na segunda metade de fevereiro. A informação foi repassada a representantes da Associação Empresarial de Joinville (Acij) e da Prefeitura de Joinville em reunião na terça-feira (26), em Florianópolis, com o governador Carlos Moisés.

Receba notícias pelo Whatsapp

No primeiro encontro oficial do prefeito Adriano Silva com o governador, três demandas da Prefeitura foram apresentadas ao governo estadual. Já a Acij, que acompanhou o encontro representada pelo presidente, Marco Antonio Corsini e pelo vice Marcelo Hack, questionou sobre a obra do Acesso Estadual Norte, que está em andamento.

A duplicação do trecho que vai da BR-101 até a rotatória das universidades (Univille e Udesc) passa sobre a rua Dona Francisca, na rotatória do Distrito Industrial. Ali será construído um elevado cujo projeto foi financiado pela Acij e entregue em novembro ao governo catarinense, que se comprometeu a fazer a obra.

Segundo a Acij, a partir de dados da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Sepud), o elevado vai reduzir em cerca de 30% o tempo necessário para percorrer aquele trecho.

O secretário estadual da Fazenda, Paulo Eli, confirmou que os R$ 21,5 milhões projetados para a obra estão reservados no orçamento. O secretário da Infraestrutura, Thiago Vieira, reiterou a previsão de inaugurar o elevado junto com a conclusão da duplicação, no final deste ano.

“Desde as primeiras reuniões de trabalho, que começaram em agosto, o estado tem demonstrado abertura, sensibilidade e muito empenho para viabilizar este relevante projeto de mobilidade em uma área por onde trafegam 4% do PIB de Santa Catarina”, afirmou o presidente da Acij.

Além do governador, do prefeito, dos secretários mencionados e dos representantes da Acij, participou da reunião o secretário de Administração e Planejamento de Joinville, Ricardo Mafra.

Eixo de Desenvolvimento Norte

O elevado faz parte de um conjunto de cinco obras do Eixo de Desenvolvimento Norte. Desenvolvidos em parceria entre Governo do Estado, Prefeitura de Joinville e ACIJ em reuniões quinzenais no segundo semestre de 2020, os projetos também incluem a abertura do Eixo K, a abertura e duplicação da rua Almirante Jaceguay, a revitalização da rua Edmundo Doubrawa e a duplicação do trecho urbano da rua Dona Francisca.

Imagens do projeto da Acij





Texto: Felipe Silveira
Foto e informações: Acij