Clenilton Pereira, prefeito de Araquari, assume presidência da Fecam

O prefeito de Araquari, Clenilton Pereira (PSDB), assumiu a presidência da Federação Catarinense de Municípios (Fecam). A eleição e posse foi realizada durante a quarta-feira (20), em Florianópolis, com a presença do governador do estado, Carlos Moisés; do prefeito anfitrião, Gean Loureiro; de autoridades dos poderes legislativo e judiciário; além da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e gestores municipais. A Fecam representa os 295 municípios catarinenses.

Clenilton recebeu as boas-vindas do então presidente, ex-prefeito de Rodeio, Paulinho Weiss (PT). “Encerramos esse mandato com muitos desafios e eficiência construída junto com o corpo técnico da Fecam. Agora, com a vacina permitida, os gestores públicos municipais têm novos desafios. O principal deles é garantir a segurança sanitária à população”, destacou o ex-presidente.

Clenilton Pereira representa a região da Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) e foi reeleito prefeito de Araquari com 82% dos votos nas eleições de 2020. Aos 43 anos, dedicou 20 deles à vida pública. Foi o mais jovem a assumir uma cadeira na Câmara de Vereadores do município, ocupando o cargo de vereador por três vezes. Sua formação é em marketing. Já foi presidente da Câmara de Vereadores, subprefeito da região do Itapocu, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e vice-prefeito.

No comando da Fecam, Clenilton reforçou a importância da sintonia com os poderes e entidades na defesa de ações e projetos que fortalecem a gestão nas prefeituras catarinenses e contribuem para melhorar o atendimento aos cidadãos.

“Junto com a nossa executiva faremos parcerias, buscando tecnologia, inovação e troca de experiências bem sucedidas”, disse, reforçando que os pequenos municípios merecem atenção, considerando que dos 295 municípios, 166 deles tem menos de 10 mil habitantes e pouca estrutura para novos projetos.

Nova Executiva da Fecam

A nova composição da executiva da Fecam para a gestão 2021/2022 é pluripartidária, formada por prefeitos e prefeitas que representam as oito macrorregiões do estado. Junto com o presidente e prefeito de Araquari, Clenilton Pereira (PSDB), assumiu a prefeita de Vargem (Amplasc), Milena Lopes Becher (PL), na vice-presidência; o prefeito de Blumenau (Ammvi), Mario Hildebrandt (Podemos) como segundo vice; o prefeito de São Carlos (Amosc), Rudi Miguel Sander (PP) para terceiro vice-presidente; o prefeito de Orleans (Amrec), Jorge Luiz Koch (MDB) para primeiro tesoureiro; o prefeito de Bombinhas (Amfri), Paulo Henrique Dalago Muller (DEM) para segundo tesoureiro; o prefeito de Seara (Amauc), Edemilson Canale (PSD) para primeiro secretário e a prefeita de Cunha Porã (Amerios), Luzia Vacarin (PSDB) para segunda secretária.


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Fecam