Rede Municipal de Ensino prepara volta às aulas

Na quarta-feira (20), a Secretaria de Educação da Prefeitura de Joinville reuniu diretores das Escolas Municipais e dos Centros de Educação Infantil (CEIs) para discutir as estratégias da volta às aulas dos alunos, que será realizada em 8 de fevereiro. Divididos em três grupos, para garantir o distanciamento seguro, cerca de 160 diretores receberam as orientações iniciais sobre o planejamento para o ano letivo de 2021.

Receba notícias pelo Whatsapp

Nos próximos dias, os profissionais irão participar de atividades de formação em encontros virtuais, para a apresentação das informações práticas do retorno às escolas. De acordo com o secretário de Educação de Joinville, Diego Calegari, todo o trabalho está sendo desenvolvido de forma criteriosa, a fim de garantir aos alunos e aos professores segurança, aprendizagem de qualidade e socialização.

“Nossas escolas são ambientes seguros e estão preparadas para receber os alunos, de modo que voltem a ter uma aprendizagem de qualidade e a convivência com professores e colegas. Pedimos aos pais que voltem a trazer seus filhos e que confiem em nosso trabalho, que está sendo planejado com todo o cuidado”, afirma.

A Secretaria de Educação fundamentou o planejamento em três eixos principais. Na segurança, serão discutidas as novas determinações sanitárias em questões como educação e alimentação escolar, além dos protocolos a serem adotados nas escolas e CEIs, como aferição de temperatura, uso de álcool em gel e máscara.

Outro ponto é o acolhimento de professores e alunos no retorno às aulas, muitos deles afetados de diferentes formas pela pandemia de covid-19. O terceiro eixo envolve o planejamento pedagógico, que inclui o trabalho alternado semanalmente entre sala de aula e atividades que serão realizadas em casa, avaliação diagnóstica de aprendizagem e intensificação no uso da tecnologia.


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Prefeitura