Profissionais da linha de frente receberão primeiras doses da vacina em Joinville

Na manhã desta segunda-feira (18), o prefeito Adriano Silva visitou a Central de Abastecimento de Materiais e Equipamentos da Secretaria Municipal da Saúde de Joinville, acompanhado pela vice Rejane Gambin e pelo secretário da Saúde Jean Rodrigues da Silva. Eles verificaram a quantidade de itens em estoque e a preparação para a distribuição dos insumos que serão utilizados para a imunização, como seringas e agulhas.

“Temos os materiais necessários para atender a primeira etapa de vacinação para os joinvilenses”, garantiu o prefeito. A cidade aguarda o recebimento de doses da vacina ainda nesta segunda-feira (18). Santa Catarina recebeu 126 mil doses da CoronaVac durante a manhã, que estão sendo distribuídas aos municípios pelo governo do estado.

Receba notícias pelo Whatsapp

Segundo a prefeitura, serão vacinados inicialmente os profissionais da área da saúde que atuam na linha de frente dos atendimentos aos pacientes com casos suspeitos e confirmados de covid-19, de acordo com a quantidade de doses que forem disponibilizadas.

Assim que o município receber imunizante suficiente para dar continuidade na vacinação dos grupos prioritários, a população será informada sobre as rotinas de atendimento das 53 salas de vacina e da Central de Imunização de Joinville, que está sendo montada no Centreventos Cau Hansen.

De acordo com o plano municipal de vacinação, 112 mil pessoas compõem os grupos prioritários cuja vacinação está prevista na primeira fase. Esta fase, contudo, é dividida em quatro etapas: 1) profissionais de saúde, idosos acima de 75 anos, idosos acima de 60 anos institucionalizados (que vivem em casas de repouso) ou acamados e população indígena; 2) idosos com idade entre 60 e 74 anos; 3) pessoas que apresentam comorbidades previstas no PNI; e 4) professores, profissionais das forças de segurança e do sistema prisional. Os grupos foram estabelecidos no Plano Nacional de Imunização.

Como a imunização depende de duas doses da vacina, a prefeitura de Joinville decidiu que vai vacinar a metade do número de doses recebidas, garantindo que os primeiros vacinados recebam a segunda dose. À medida que chegarem mais doses, mais gente será vacinada, sempre reservando a segunda dosagem para cada vacina aplicada.

Secretário detalha plano


Edição e vídeo: Felipe Silveira
Foto e informações: Prefeitura