Em novo relacionamento com a Alesc, Moisés nomeia deputado para Agricultura

O deputado Altair Silva (PP) vai comandar a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina. A nomeação, que ocorre nesta segunda-feira (18), marca uma nova fase do governador Carlos Moisés com a política tradicional do estado, considerando que o PP é um dos principais partidos de SC.

Receba notícias pelo Whatsapp

A relação truncada com o parlamento nos primeiros anos de governo quase fez o chefe do Poder Executivo sofrer um impeachment em meados do segundo semestre do ano passado. A volta ao governo foi marcada por uma série de sinalizações à política tradicional.

A principal foi a nomeação do Eron Giordani para chefiar a Casa Civil. Ligado ao PSD, Giordani era o braço direito de Julio Garcia até então. Outra mudança efetiva no governo foi o aumento das viagens do governador, visitando todas as regiões com frequência.

Neste início de ano, a nomeação de Altair Silva é o primeiro gesto. O governador também sonda um deputado do MDB para o secretariado, visando atrair a maior legenda de SC para o seu lado. O MDB tem nove deputados e, segundo o jornalista Upiara Boschi, da NSC, vai comandar a Alesc neste biênio.

O novo secretário é natural de Major Gercino, tem 54 anos, é técnico agrícola e advogado, com MBA em Agrobusiness pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Sempre teve forte ligação com o agronegócio catarinense, com passagem pela Secretaria Municipal da Agricultura de Chapecó. Em 2018, foi eleito deputado estadual com mais de 30 mil votos.

A secretaria tem três empresas vinculadas: Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina S/A (Ceasa/SC). Investe mais de R$ 620 milhões por ano nas atividades de pesquisa agropecuária, extensão rural, defesa sanitária animal e vegetal, inovação, comercialização e fomento agropecuário.

Dreveck assume mandato

Em ato realizado na presidência da Assembleia Legislativa, Silvio Dreveck (PP) tomou posse nesta quarta-feira (18) como deputado estadual. Integrante do parlamento catarinense por três mandatos e presidente da casa em 2017, Dreveck substitui Altair Silva (PP), licenciado para assumir a secretaria. Nas eleições de 2018, o parlamentar ficou na primeira suplência da coligação PP-PSD-PSC. O parlamentar tem base eleitoral no Planalto Norte.


Texto: Felipe Silveira
Foto: Bruno Collaço/Alesc
Informações: Governo de SC