Jaraguá se prepara para a vacinação contra a covid-19

A Prefeitura de Jaraguá do Sul está se preparando para receber a vacina contra o coronavírus, antes mesmo da definição final do Ministério da Saúde a respeito de qual vacina será aplicada. Já foram compradas 80 mil seringas e agulhas para aplicar as doses, primeiramente em pessoas dos grupos de risco. O município conta com 22 salas de vacina nas unidades de saúde.

A chefe de Gabinete Emanuela Wolff explica que o Comitê Extraordinário de Combate ao Coronavírus, o qual preside, tem tomado ações desde março do ano passado. “As ações se mostraram tanto com a abertura de unidades para atendimento exclusivo covid, a UAPs, a Central de Orientação 0800, a compra de testes, quanto agora com a compra antecipada de seringas e agulhas para a vacinação imediata assim que o Ministério da Saúde tiver uma definição sobre a vacinação”, citou Emanuela.

O secretário de Saúde, Alceu Moretti, justifica a compra do material, mesmo tendo a possibilidade de distribuição gratuita de agulhas e seringas por parte do Ministério da Saúde. “Se ele (MS) ceder esse material, poderemos usar para outras vacinas. Se não ceder, e recebermos apenas as doses da vacina, estaremos prontos para iniciar a imunização”, detalha Moretti.

A imunização será iniciada pelo grupo de risco covid-19, como pessoas acima dos 60 anos de idade, profissionais de saúde, além de portadores de doenças crônicas e indígenas. Moretti afirma que as vacinas serão aplicadas em todas as 22 salas de vacinação da cidade. “O município já está preparado. Nós temos 22 salas de vacina, nós compramos antecipadamente 80 mil seringas e agulhas, já pensando na vinda dessa vacina”, ressaltou o secretário.


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Prefeitura de Jaraguá do Sul