Escolhido por consenso, Clenilton Pereira vai presidir Fecam

O prefeito Clenilton Pereira, de Araquari, será o próximo presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) em 2021. O tucano (como são chamados os políticos do PSDB) será o primeiro prefeito de um município ligado à Amunesc a assumir a presidência da entidade. A decisão foi anunciada pela entidade após a reunião de registro da chapa de consenso, realizada na segunda-feira (11), em formato presencial e virtual.

“Este é um fato histórico para nós, um marco, e sei do desafio que será assumir a Fecam em um momento tão decisivo, com a vacina e a educação no centro da pauta, e assumo com grande entusiasmo esta responsabilidade”, declarou o prefeito.

Receba notícias no Whatsapp

Candidato à reeleição nas eleições de 2020, Clenilton obteve 82,59% dos votos válidos, figurando em terceiro na lista de prefeito mais bem votado de Santa Catarina, atrás somente dos municípios Balneário Rincão e Porto Belo. A nova gestão terá como vice-presidente a prefeita de Vargem, Milena Andersen Lopes Becher, PL, que representa Associação dos Municípios do Planalto Sul de SC (Amplasc).

Entre as pautas que serão defendidas pelo novo presidente está o fortalecimento dos municípios, principalmente, no que diz respeito à autonomia financeira, descentralizando os recursos públicos.

“Precisamos fortalecer o municipalismo. É na cidade que os problemas acontecem e é ao prefeito que os cidadãos cobram as soluções. Trabalharemos arduamente na interlocução entre os governos federal e estadual para darmos ainda mais respaldo ao municipalismo catarinense”, concluiu.

A assembleia de eleição e posse dos novos membros da Fecam será realizada no dia 20 de janeiro, a partir das 8h30, em formato virtual e presencial, em Florianópolis. A solenidade será conduzida pelo atual presidente, o prefeito de Rodeio, Paulo Roberto Weiss.

Errata

Dissemos anteriormente que Clenilton Pereira é o primeiro prefeito da região norte a assumir a presidência da entidade. Erramos. Clenilton é o primeiro prefeito ligado à Amunesc à frente da federação.


Edição: Felipe Silveira
Foto: Divulgação
I
nformações: Assessoria de Clenilton Pereira | Amunesc