Primeira sessão na CVJ deve ocorrer na próxima quinta-feira

Uma sessão extraordinária na Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ) deve ocorrer na próxima quinta-feira (13), de acordo com projeção do presidente da casa, o vereador Maurício Peixer (PL), adiantando os trabalhos no legislativo municipal. Um requerimento deve ser assinado por todos os vereadores até a próxima segunda-feira (11). A data da sessão ainda deve ser confirmada.

O encontro excepcional em plenário vai ocorrer porque os vereadores decidiram reduzir o período de recesso de ano novo, de 45 para 30 dias. Uma resolução precisará ser aprovada para que a nova regra passe a valer em definitivo, não só para este ano. Se aprovada tal resolução, a primeira sessão ordinária do ano já seria neste dia 18 de janeiro.

Receba notícias no Whatsapp

A primeira sessão do ano deve contar com a distribuição das funções nas comissões parlamentares. Os vereadores disputam, a partir da força de cada bloco ou de acordo com as articulações políticas, quem fica com as funções mais importantes em cada comissão, que também têm pesos políticos diferentes. A presidência da Comissão de Legislação e Justiça, por exemplo, é a mais disputada.

Os vereadores também querem aprovar, já nas primeiras atividades, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as obras de macrodrenagem do rio Mathias, na região central da cidade, pivô de grande polêmica (principalmente pela morosidade) durante as gestões do ex-prefeito Udo Döhler.


Texto: Felipe Silveira
Foto: Mauro Artur Schlieck/CVJ
I
nformações: CVJ