Pedido de abertura de CPI do rio Mathias tem a assinatura dos 19 vereadores

Já está na mesa do presidente da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), Maurício Peixer (PL), um requerimento assinado por todos os vereadores para abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai apurar os problemas e atrasos nas obras de macrodrenagem do rio Mathias, na região central de Joinville.

De acordo com o documento, “inúmeras irregularidades foram verificadas nesta obra, tendo sido inclusive objeto de investigação do Ministério Público Federal”, e que, por isso, “é incontestável a necessidade de uma ação dos vereadores”.

Receba notícias no Whatsapp

Peixer adiantou hoje que o requerimento será lido na primeira sessão do ano, que deverá ser do tipo extraordinária, em data ainda a ser acordada com os demais vereadores. O encontro excepcional em plenário tem tudo para ocorrer na semana que vem porque os vereadores decidiram reduzir o período de recesso de ano novo, de 45 para 30 dias.

Depois de lido em plenário, o documento será encaminhando para a Procuradoria Jurídica da Câmara, que emitirá um parecer sobre sua admissibilidade. Esse parecer é que será então votado pelo plenário. Aprovado, a CPI poderá ser instalada.

Com prazo inicial de 60 dias, prorrogável por igual período, ela será composta por cinco vereadores, que deverão elaborar um relatório com o resultado das investigações.


Edição: Felipe Silveira
Foto: Prefeitura
I
nformações: CVJ