Secretariado de Adriano Silva toma posse na segunda-feira

Na manhã desta segunda-feira (4), a Prefeitura de Joinville realizou o ato de posse e a primeira reunião de colegiado dos novos secretários municipais. O evento foi realizado na Escola Municipal Nelson de Miranda Coutinho, no bairro Jarivatuba. Segundo o governo, foi uma forma de reforçar o compromisso de governar para toda a cidade, além de reconhecer e valorizar a educação como ferramenta de transformação da sociedade.

O ato de posse foi conduzido pelo prefeito Adriano Silva e pela vice-prefeita Rejane Gambin. Cada empossado recebeu um botton com o brasão de Joinville e um projeto de trabalho, contendo a íntegra do plano de governo e as ações estratégicas de cada segmento. “Estou muito orgulhoso do time que formamos, por meio do processo seletivo. Desejo proatividade, protagonismo e vontade de trazer ideias e sugestões para o bem de Joinville”, destacou o prefeito Adriano.

Aos secretários, o prefeito destacou que o papel de liderança é vivenciado em tempo integral e que todos devem servir de exemplo para a cidade. A vice-prefeita Rejane Gambin apresentou os compromissos da gestão municipal com a humanização das relações e com a valorização do cuidado com a cidade.

Principais compromissos

Em material enviado à imprensa, o governo destacou um ou mais pontos em cada área. O primeiro foi com a criação de um grupo de trabalho para o embelezamento da cidade, ação prioritária para o início da gestão. “Queremos uma cidade para as pessoas, com diferentes formas de usufruir os espaços e formas de melhorar o acolhimento”, explicou o prefeito.

O material também fala em desburocratizar para aproximar a prefeitura do cidadão e descentralizar para incentivar o empreendedorismo, além de investir em tecnologia para simplificar Joinville. Na gestão de pessoas, a tônica será valorizar servidores que se diferenciam por mérito e qualificação, tendo como base uma gestão humanizada.

Na saúde, a meta será ampliar o atendimento por meio de parcerias com a iniciativa privada, em projetos de médio e longo prazo. Estimular atividades de contraturno, ampliar as vagas na educação infantil, fortalecer as Séries Iniciais e integrar a escola com a comunidade serão desafios para a educação.

Eficiência por meio da integração de modais, uso de micromobilidade e a continuidade de grandes obras para resolver gargalos estão nos itens da infraestrutura e mobilidade. Para o turismo, a ideia é fortalecer o turismo rural, econômico e cultural, além de investir em novos projetos para fortalecer o segmento. O esporte deverá capacitar e promover as atividades esportivas na rede municipal de ensino e estimular a prática de exercícios físicos como forma de cuidar da saúde.

A atuação da assistência social, além de acompanhar e apoiar famílias em situação de vulnerabilidade, deverá estimular o desenvolvimento do indivíduo e o protagonismo das entidades sociais. Na área de segurança pública, o uso da tecnologia e da inteligência embasará a atuação das forças de segurança da cidade.

Para o meio ambiente, a ideia é revisar as leis que cabem ao município, a fim de simplificar o processo de licenciamento, ampliando uso da tecnologia. O produtor rural deve ganhar apoio, capacitação e valorização, para abrir espaços para o empreendedorismo, com as feiras rurais nos bairros. Em relação à água e ao saneamento, devem ser criadas condições para a ampliação da cobertura de saneamento na cidade.

Com base nas prioridades de cada segmento, os secretários irão avançar com os trabalhos em todas as áreas da gestão municipal. “Nosso objetivo é resgatar o orgulho dos joinvilenses,” concluiu o prefeito.


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Prefeitura