Governo de SC nomeia 327 policiais penais nesta segunda-feira

O quadro da polícia penal catarinense (criada em dezembro) terá 327 novos agentes. O chamamento destes profissionais foi definido na última terça-feira (29), em reunião com a equipe das secretarias de Estado da Fazenda, Administração e Administração Prisional, e a nomeação está prevista para esta segunda-feira (4), no Diário Oficial do Estado.

“Com essa nomeação damos mais um passo importante na recomposição das forças de segurança de Santa Catarina. Além de reforçarmos o efetivo direto da polícia penal catarinense, criada por emenda constitucional em dezembro de 2020, a medida irá atender a uma antiga necessidade do estado”, disse o governador Carlos Moisés.

A criação da Polícia Penal ocorreu com a aprovação da PEC 3/2020, de autoria do governo do estado. De acordo com a lei, os policiais penais — função em que serão transformados os atuais agentes penitenciários — ficarão encarregados da segurança dos estabelecimentos penais catarinenses. A mudança surgiu com a necessidade de adequar a legislação estadual ao que determina a Emenda à Constituição Federal 104/2019, que trata do assunto.

Os candidatos chamados foram aprovados em concurso público realizado pela Secretaria da Administração Prisional e Socioeducativa. Eles terão 30 dias para tomar posse, mediante a apresentação dos documentos solicitados no edital.

Somente em 2020, o Governo do Estado chamou 3.228 novos profissionais, remanescentes de concursos anteriores, para compor o efetivo de importantes áreas, como Fazenda, Saúde, Segurança e Educação.


Edição: Felipe Silveira
Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Governo de SC
Informações: Governo de SC