Diego Calegari é indicado para a Secretaria de Educação

O administrador Diego Calegari será o titular da Secretaria de Educação do governo de Adriano Silva. Foi o quarto anúncio feito pelo prefeito eleito. Com graduação e mestrado em administração, Caligari é membro de uma família que administra uma escola privada da cidade.

Tem uma série de formações em gestão e liderança em programas nacionais e internacionais, como o Centro de Liderança Pública (ligado à universidade Harvard) e o Programa de Liderança do Visitante Internacional ligado ao Departamento de Estado dos EUA.

Receba notícias pelo Whatsapp

Calegari é autor do livro “Planejamento e estratégia nas escolas: o que leva as escolas a ter alto desempenho”. É resultado do estudo da gestão de escolas de alto desempenho, desenvolvido em unidades municipais de Joinville com alto resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O futuro secretário já atuou no setor público. Foi diretor de Inovação e Tecnologia na Secretaria Estadual de Educação de SC, onde exerceu a coordenação executiva do GT Nacional de Tecnologia e Inovação do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed). Também atuou no governo de Udo Döhler, entre 2017 e 2018, no setor de Cidades Inteligentes.

Também já atuou como consultor de projetos de gestão e inovação em educação pública e é um dos fundadores do projeto nacional Politize. Com infográficos, vídeos e textos curtos, o site visa desenvolver a formação política dos jovens brasileiros.

As prioridades para a Secretaria de Educação, na percepção de Calegari, serão fortalecer a cultura da gestão da educação colaborativa e voltada para a aprendizagem, baseada em evidências, que busque identificar práticas e soluções eficientes, eficazes e inovadores, além de reconhecer os profissionais com base em avaliações de desempenho.

“Considero que o plano de governo está coerente e alinhado com as questões que considero prioritárias para os avanços na educação em Joinville, com propostas possíveis de execução”, acrescentou.

Especialista em educação, o futuro secretário joinvilense já realizou inúmeras palestras sobre o tema. Veja uma sobre a criação do Politize, realizada em 2016 no TEDx Floripa:


Edição: Felipe Silveira
Foto: Politize
Informações: Assessoria de Adriano Silva