Prefeitura de Corupá publica estudos socioeconômicos

A Prefeitura de Corupá publicou dois novos estudos que podem auxiliar a gestão pública e novos empreendedores que pretendem investir na cidade. Por meio do programa Cidade Empreendedora, uma parceria entre Sebrae/SC e Prefeitura, foram entregues os documentos “Planejamento Estratégico para Gestão Municipal” e o “Levantamento de Oportunidades de Corupá”.

Os dois estudos se juntam ao “Corupá em Números”, divulgado em 2019, e trazem informações essenciais sobre o município do Vale do Itapocu. População, perfil industrial, setores do comércio que atuam na cidade, principais culturas na agricultura, mobilidade e o potencial de consumo dos moradores são elementos dos estudos. Também há comparativos com cidades da região e cidades do estado com o mesmo porte de Corupá.

Com o “Levantamento de Oportunidades de Corupá”, um empreendedor que esteja querendo abrir um novo negócio na cidade poderá checar qual área de atuação pode ser mais interessante e que tenha até menos concorrência. Uma pessoa que deseja abrir uma loja de calçados, por exemplo, pode verificar no estudo quantas lojas já existem na cidade e a projeção de potencial de consumo dos moradores para esta área. Em 2019, foi de R$ 5,5 milhões.

“O Levantamento de Oportunidades se faz ainda mais importante neste momento de crise com a pandemia do coronavírus. Há muitas pessoas que estão buscando recolocação no mercado e pretendem abrir um negócio. O estudo é minucioso. Ele vai ajudar a identificar um ramo que pode ser mais certeiro investir”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Corupá, Cristiano Felipe Hack.

Já o “Planejamento Estratégico” foi realizado em conjunto com todas as secretarias municipais de Corupá e traça possíveis soluções e encaminhamentos para os principais desafios de cada órgão público. São sugestões de longo, médio e baixo prazo.

Os documentos estão à disposição da população na Administração Municipal e na Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Os arquivos também podem ser acessados pelo site da Prefeitura de Corupá.

“Quem parar um pouquinho e analisar bem estes dados, terá uma fonte de informação valiosíssima para abrir um empreendimento com sucesso na cidade”, completou Hack.

Os estudos foram entregues em mãos ao secretário, para a agente de desenvolvimento Zaira Caroline Maas, e ao prefeito João Carlos Gottardi, pelo gestor de projetos do Sebrae/SC, Celso Orlando Pirmann, e pelo consultor de articulação do Sebrae, Rafael Kopp Soldatelli.

 

O programa Cidade Empreendedora, uma parceria desenvolvida entre o Sebrae e prefeituras, pretende implementar ações de fortalecimento da economia por meio do planejamento econômico. Ele tem como objetivo a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos.


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Prefeitura de Corupá