Hospital de Araquari recebe emenda de R$ 550 mil

O novo Complexo Hospitalar de Araquari ganhará um reforço de R$ 550 mil para investimentos e compra de equipamentos. O valor será destinado por meio de emenda do deputado estadual Fernando Krelling (MDB). O parlamentar defendeu que o investimento em Araquari ajudará a desafogar a grande procura dos hospitais de Joinville.

“Há muito tempo defendo que o sistema de saúde da região norte do estado precisa de mais investimentos para não sobrecarregar os hospitais públicos de Joinville. Com isso, indiretamente, toda a região ganhará muito com mais um espaço para o atendimento de saúde primária”, disse Krelling.

O novo espaço está sendo construído na região central da cidade e contará com 100 leitos de internação, dez leitos de UTI, cinco salas cirúrgicas, centro de diagnóstico por imagem, laboratório de análises clínicas, centro de especialidades e Pronto Atendimento 24 horas. O novo complexo foi projetado com capacidade para o atendimento regional, com uma estrutura de quase 7 mil metros quadrados.

A emenda parlamentar foi garantida por Krelling após a solicitação de dois vereadores recém-eleitos em Araquari, Katia Cardoso e João do Porto, ambos do MDB. Katia falou sobre a importância do repasse para o atendimento da saúde da mulher. “Solicitamos para a causa da saúde da mulher o auxílio na compra de um mamógrafo, que foi um compromisso de campanha e um compromisso com o hospital também”, afirmou.

Segundo representantes do novo complexo, desde 2003, quando o Hospital Municipal Senhor Bom Jesus fechou as portas, Araquari não conta com um espaço próprio para atendimento de seus moradores, precisando recorrer a cidades vizinhas, como Joinville. O empreendimento está sendo construído pela associação civil Redeh, que também irá administrar o espaço, através de uma parceria com o município, prevendo que 75% do atendimento seja realizado pelo SUS.


Edição: Felipe Silveira
Foto e informações: Assessoria de Fernando Krelling