Frada repudia exoneração de veterinário do CBEA

A Frente de Ação pelos Direitos Animais (Frada), entidade que atua em Joinville, está indignada com o prefeito Udo Döhler. O motivo é a exoneração do Alceu Athaíde Júnior da função de Coordenador 1. Ele atuava no Centro de Bem Estar Animal, unidade ligada à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama).

Recebe notícias pelo Whatsapp

Para a entidade, o período é um agravante, já que no final do ano, aumenta o número de casos considerados mais graves. Na nota, assinada pela presidenta da associação, Liliane Lovato, a entidade afirma que cobrou explicações do secretário da Sama, Caio Pires do Amaral, mas ele disse, segundo a Frada, que só cumpriu ordens.

A entidade ainda criou uma petição pública e agora colhe assinatura contra a exoneração do veterinário.

Nota da Frada

Nota de repúdio da Frada contra ato do prefeito Udo

O veterinário Alceu Athaíde Júnior, que atenderia no plantão de final de ano do Centro de Bem-Estar Animal (CBEA), foi exonerado nesta semana por questões políticas. Estamos estarrecidos com esta decisão do governo Udo Döhler.

Bem no pior período para a causa animal, que é o final de ano, justamente o veterinário que atende aos piores casos, como animais agressivos e de porte grande, foi exonerado “por questões políticas”, para que uma pessoa que nada tem a ver com a causa animal possa ganhar o salário do mês de dezembro. No lugar de Alceu, a partir desta sexta-feira (11), assume a ex-secretária do prefeito Udo.

Há informações de que isso foi feito com diversos cargos políticos. Foram exonerados funcionários que ficaram os últimos quatro anos para dar lugar, no último mês, a outros indicados pela Prefeitura.

Pedi explicações ao secretário de Governo, Afonso Carlos Fraiz. Ele disse que a decisão foi do secretário de Meio Ambiente (Sama), Caio Pires do Amaral. Liguei então para o secretário Caio, que disse apenas receber ordens.

Sabemos que o secretário Caio jamais tomaria uma atitude como esta no final do ano, pois ele sabe que a quantidade de emergências envolvendo animais triplica neste período.

Vamos definir medidas judiciais contra este ato do governo municipal. Também fizemos uma petição contra tal absurdo, e pedimos que os joinvilenses assinem acessando este link: https://tinyurl.com/y6bwjkxx.

Não podemos aceitar tamanho desrespeito com a causa animal de Joinville!

Liliane Lovato
Presidente da Frente de Ação pelos Direitos Animais (FRADA)


Texto: Felipe Silveira
Foto: Prefeitura
Informações: Frada